19 de janeiro de 2017

Pílula anti gravidez



Muitas mulheres me perguntam qual a melhor pílula para prevenir a gravidez? Se as mais fracas são eficazes? Se todas são anti gravidez?

Todas as pílulas anticoncepcionais são eficazes na proteção da gravidez indesejada desde que a mulher siga as recomendações na posologia.

Pílula anti gravidez

A eficácia da pílula anticoncepcional depende de vários fatores tais como:

A posologia recomendada

A mulher deve tomar um comprimido todos os dias, sensivelmente à mesma hora, respeitando os dias de pausa e começo das cartelas.

Evitar esquecimentos e atrasos

A mulher deve evitar os esquecimentos ou atrasos maiores de 12 horas. Nestas duas situações a pílula deixa de ser eficaz e pode engravidar.

Uso de medicamentos




A ocorrência de vômitos e diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido podem interferir com a proteção.

Descubra alguns posts relacionados

46 comentários:

  1. Bom dia Dr.

    Eu e a minha namorada tivemos dia 5-11-2016 ****** sem proteção, contudo não ****** dentro dela. Ela toma a pílula mas falhou um dia.
    Acontece que desde então ficamos alertados para uma possível gravidez. No final do mês de Novembro veio-lhe a a menstruação mas em menos quantidade. No mês de Dezembro também lhe veio a menstruação.Agora, desde a semana passada que ela sente dores na barriga depois de comer e anda com a barriga inchada. já fez três testes de gravidez e deu sempre negativo.
    O primeiro foi ainda em Novembro, o segundo foi feito na semana antes do Natal e o ultimo foi feito a semana passada sendo que este foi feito depois de almoço.
    Existe possibilidade de ser gravidez?

    Obrigado Dr. Edgar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como falamos não deve estar, pois os testes deram negativo, um abraço... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá Doutor,ando com muitas dúvidas por estar iniciando minha vida sexual, tomo o anticoncepcional Yaz desde maio de 2015 devido a problemas de fluxo intenso,gostaria de saber se Yaz é um bom anticoncepcional,é seguro e se posso ter relações sem uso do preservativo tranquilamente?

      Eliminar
    3. Olá, sim é, desde que o use sem falhas vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa tarde,

    Sigo seu blog e gostaria de tirar uma dúvida com vc!!
    Eu tomo elani 28 a alguns anos e devido os escapes minha médica falou para eu tomar 4 cartelas e dar uma pausa de 5 dias. Gostaria de saber se essa pausa prejudica o efeito do anticoncepcional.

    Mtoo obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não prejudica, continua protegida, desde que tome sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Doutor; tive relação ***** sem camisinha mas foi bem rapidinho e ele não gozo nem dentro de mim nem fora. Mas mesmo assim no terceiro dia tomei a pílula do Neodia. Minha menstruação ainda não chegou porque ela vem entre a última semana e o inicio do mês. Dr minha menstruação irá voltar a descer? Posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve descer, deve aguardar, na próxima vez deve fazer a pílula mais cedo, pois no 3° dia sua eficácia é menor, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Muito boa tarde,

    Desde já grata pela sua atenção e disponibilidade. A minha dúvida é a seguinte, eu utilizo o anel vaginal, e agora devido a uma amigdalite terei que levar duas injecções de penicilina. Haverá aluma intereferência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem poucas chances, mas sugiro sempre que se proteja com método barreira, preservativo, nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Boa noite
    Gostaria de saber se tomando a pílula anti concepcional sem falhas é possível engravidar apenas com líquido pré ********?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos, ao tomar está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Ola . Não achei outro lugar pra comentar relacionado a perlutan .. queria saber o que acontece se tomar 3 dias após a menstruação e não 7 ou 8 como o indicado ? Sempre tomei desta forma mas nunca ocorreu nada . Porém, o farmacêutico aonde aplico , disse que se eu tomar assim não daria nada . Sempre tomo no mesmo dia todo mes . Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, dessa forma continua protegida da gravidez, pois mantém sua administração de 30 em 30 dias, ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Oi Carlos boa noity gostaria muito da sua ajuda, entao Eu tomo a depro provera a 1 ano e 3 meses estou sem o uso dela a 4 meses portanto minha menstruacao nao veio ainda , gostaria de passa a tomar a perlotam faria mal a mim , ainda amamento mais quero trocar de injeccao para ver se ajuda a seca ele . O que me recomenda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é provável que não consiga secar com perlutan, deve falar com seu médico para ele avaliar e sugerir... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Oi, rsrssss entao.....tomei anticoncepcional durante 12 anos e resolvi parar no primeiro domingo de dezembro do ano passado e só menstruei uma vez até agora, minha ultima menstruaçao foi no dia 08/12 e desde aquela ultima vez nao desceu mais ate agora, sera que ainda vai demorar mais tempo pra eu menstruar novamente? Tinha feito teste de gravidez (teste de farmacia) à duas semanas atras e deu negativo, se eu tivesse engravidado no inicio de dezembro o teste daria positivo ou nao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode demorar, após interromper é comum isso acontecer, mas podemos engravidar mesmo não menstruando, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa tarde, tenho laqueadura e comecei tomar desogestrel somente para parar de menstruar porem estou na segunda cartela, minha menstruação desceu e não para faz uma semana.Oq faço por favor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter seu uso e aguardar, deve notar melhorias, seu corpo ainda se está adaptando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá Carlos, vi uma publicação sua sobre o anticoncepcional qlaira , e gostaria de fazer uma pergunta , pode parecer meio boba mas é uma dúvida importante. Após 13 dias tomando o medicamento tive relação, 18°dia eu tomei azitromicina. Tive vários efeitos colaterais mas no dia . Dois dias se passaram e saiu uma segregação parecida com menstruação, porém com a cor mais rala. Gostaria de saber se devo me preocupar com gravidez ou alguma doença.
    Aguardo por favor uma resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser um efeito da pílula que deve manter certinha, para continuar protegida.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Oi, estou com uma duvida, faz três anos que tomo anticoncepcional, só que estava tomando errado, não deixava dar a pausa de 7 dias e nunca engravidei ou algo do tipo. Agora estou em uma nova cartela do mesmo remédio, e estou no quarto comprimido e porem estou tomando certinho agora.. Tive ***** **** e ele ***** dentro, corro algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas na ultima pausa fez mais de 7 dias de descanso? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Tomo pílula, mas tomei com falhas no último mês, ao iniciar a nova cartela, sabia que deveria me prevenir, 3 dias após o início tive relação com camisinha, mas não sei se falhou. Após retirar o preservativo e dar o nó senti um líquido vazar, fui olhar se tinha furado ou vazado, mas a camisinha estava intacta (fiz todos os testes), então só poderia ter saído da abertura normal do preservativo. O ******* pode vazar pela parte de cima do preservativo durante a relação? E se isso ocorrer é fácil de notar? Pq eu e meu parceiro não percebemos nada, a camisinha não furou e não houve vazamentos perceptíveis durante, mas estamos preocupados, até tomei pílula do dia seguinte. O que pode ter ocorrido? O líquido poderia ser meu, foi somente um vazamento do manuseio ou era ****** mesmo?
    Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão furou não vazou por cima, pode ter vazado pela base.... como fez a pílula do dia seguinte se protegeram, após atingir deve apertar a base retirar e colocar uma nova camisinha para continuarem protegidos e não ter riscos de vazamento, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa noite, Carlos!
    Agradeço desde já o notável trabalho que aqui realiza.
    Escrevo-lhe na esperança que me possa aconselhar sobre uma situação:

    Tomei durante anos a pílula Minigeste, mas começou a causar-me demasiados episódios de spotting e a médica trocou, há 3 meses, para Novynette. Estou na terceira cartela dela, e esqueci-me de tomar o 19º comprimido, na sexta-feira. Lembrei-me hoje e tomei ambos juntos.
    Sei que a opção para a pílula não perder fiabilidade é tomar a próxima cartela sem interrupção. Contudo, como deve imaginar, ando "cansada" de episódios desconfortáveis de spotting.
    Se eu continuar a tomar a pílula até ao fim (amanhã, fizer a pausa dos 7 dias, iniciar a nova cartela no 8º dia, e durante os primeiros 7 dias de pílula usar contraceção adicional, já me encontro novamente protegida?
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se colar tem mais riscos de ter escapes, pode fazer a pausa, mas se deve proteger até ao 7° comprimido da cartela seguinte, ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá, uso Althaia há alguns meses e na última cartela esqueci de tomar o 23º comprimido, li a bula para saber como proceder e estava dizendo para não tomar os últimos comprimidos da cartela, fazer a pausa de 4 dias, contando o dia do esquecimento e iniciar a nova cartela, sem a necessidade de utilizar outro método contraceptivo. Segui as instruções corretamente, fiz a pausa adiantada e iniciei a toma da nova cartela 2 dias antes que o normal e após 3 dias da nova cartela tive relação sem preservativo, pois na bula estava dizendo que não era necessário. Mas fiquei com medo mesmo assim, tenho chances de ter engravidado ou estava protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, algumas bulas sugerem isso, ao fazer isso está protegida, mas eu aqui no blog sugiro sempre que se proteja até ao 7° comprimido da cartela seguinte para evitar riscos e ser mais cuidadoso, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas eu estava protegida seguindo as recomendações da bula? Na relação que tive?

      Eliminar
    3. Olá, sim estava... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Ola,
    Coloquei o implanon há 5 dias. Quando posso ter relações sem protecao? O implanon é mesmo eficaz contra gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é mesmo eficaz, após 7 dias de uso está completamente protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá,comecei a tomar o anticoncecional no primeiro dia da minha menstruação, na bula dizia que não era necessário fazer o uso de outro método contraceptivo, mas como sou medrosa, decidi usar camisinha nos primeiros dias. Porém no terceiro dia após começar a pílula a camisinha estourou. Não sei se o remédio já estava fazendo efeito, apesar da bula dizer que começa no primeiro dia. Tenho chances de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem chances, como refere a bula, embora eu sugira sempre ter cuidado até ao 7° comprimido, por precaução, ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Queria saber se o diclofenaco tira o efeito do anticoncepcional???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Olá, Dr. Eu tomo anticoncepcional ciclo 21 ,tem uns 5 meses. Ai nessa cartela que estou quarta feira agora que passou eu esqueci de tomar a pilula ai so fui lembrar quinta, ai fiquei com medo de tomar as 2 juntas e tomei so a de quinta e a de quarta descartei, ai quando foi no domingo saiu um negócio tipo uma clara de ovo ,transparente,pegajoso e um dia antes no caso no sábado e no dia que saiu esse negocio tive relação desprotegida porque nao imagina que a falta de uma pílula iria fzr perder o efeito do remédio no organismo, e vi na internet depois que pode ser ovulaçao. Tenho probabilidade de engravidar ? E esse negócio que saiu foi de ovulação mesmo? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances, pode ter ovulado, mas o corrimento pode não ter sido sinal disso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá doutor, tomo Selene há cinco anos, porém faz dois meses que tenho escapes, meu organismo se acostumou?
    Seria melhor conversar com um médico para trocar de anticoncepcional?
    Se sim, a melhor forma de trocar é dar a pausa de sete dias e tomar o novo anticoncepcional no oitavo dia ou deveria emendar as cartelas?
    A partir do sétimo dia do novo anticoncepcional já estarei protegida?
    Desde já, agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mesmo tomando assim à muito tempo, podemos passar por fazes de spotting, basta andar mais nervosa, por exemplo... deve manter se continuar tendo ou aumentar a quantidade fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Olá doutor Carlos...A 3meses parei a pílula parra engravidar...Tenho ciclos 32 a 35 mas este mês a minha menstruação veio estranha no primeiro dia vinha rosa claro mesmo pouco só em papel higiénico ao limpar para fim do dia e segundo era vermelho escuro.. Mas muito pouco...E no 3 dia K claro só em papel higiénico ao limpar depois castanho também notado no papel...Isto pode ser gravidez....Este mês foi de 34 dias o meu ciclo... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser o ciclo desregular, acontece isso... deve aguardar, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Li na internet que podia ser nidação ou fecundação, que poder acontecer a slgumas mulheres se quiser fizer um teste quanto tempo devo aguardar obrigada desde ja

      Eliminar
    3. Olá, 10 dias é suficiente, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.