3 de agosto de 2017

O lepicortinolo e a pílula



O lepicortinolo é um medicamento corticoide que tem na sua composição a prednisolona, um glucocorticóide derivado da hidrocortisona, que tem propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras.
O lepicortinolo e pílula

O lepicortinolo é usado em muitos estados patológicos, onde é necessário uma componente anti-inflamatórias ou imunossupressoras, como nos seguintes doenças: artrite reumatóide, cardite reumática, granulomatose de Wegner, dermatomiosite, polimiosite, poliartrite nodosa, artrite temporal, episódios agudos de asma, sarcoidose, tuberculose pulmonar, pneumonia por Pneumocistis carinii em doentes com SIDA, fibrose pulmonar, angioedema, hipersensibilidade a fármacos, púrpura trombocitopénia idiopática, anemia hemolítica auto-imune, eritroblastopenias, neoplásias, pênfigos, dermatite herpetiforme, eczema não controlado, sarcoidose cutânea, micose fungóide, lichen planus, entre outras (fonte: infarmed.pt).

O uso de lepicortinolo só deve ser feito após conselho e acompanhamento de seu médico, algumas mulheres que o usam acabam por ter receio que ele corte o efeito da pílula contraceptiva, é isso que vou revelar...

O lepicortinolo e a pílula contraceptiva

Na bula do lepicortinolo estão descritos alguns medicamentos que podem interferir, como o fenobarbital, fenitoína, rifampicina, anticoagulantes cumarínicos e a efedrina. Por outro lado à outros medicamentos que aumento o efeito do lepicortinolo como a eritromicina, contraceptivos orais (pílula contraceptiva) e as quinolonas.
O lepicortinolo e pílula

Apesar de estarem descritas interacções com os contraceptivos... podemos ficar tranquilos ao usar o lepicortinolo, ele não corta a acção da pílula contraceptiva, pode é um aumento do seu efeito em nosso corpo.

Devo lembrar que os medicamentos que podem interferir com a acção da pílula são a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg). Retirei esta informação deste post - O que corta o efeito do anticoncepcional. Depois de conferir não se esqueça de partilhar e comentar este post... obrigado... 😊

Descubra também alguns posts relacionados

8 comentários:

  1. Uso Elani 28 continuo mas em maio esqueci uma pilula é tive r***** com e***** dentro uns 15 dias depois, mas quando esqueci tomei a pilula logo que lembrei e tomei as outras normalmente em junho tomei antibioticos mais so tive r**** quase um mes deepois da tomando dos remédio.Só que agora venho tendo uns sintomas que tenho medo de ser gravidez,como enjoo, sensação de peso no final da barriga, bolo de comida na garganta, dores de cabeça, estou tendo alguns sangramentos bem poucos logo quando faço alguns esforços fisicos que as vezes parecem corrimentos marrons e tem dias que me da mt vontade de urinar. Será que posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, embora tenha sido à muito tempo, deve fazer um teste para excluir e ficar mais calma, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Fiz o teste de farmácia e deu negativo, mas na hora de fazer o xixi no teste ele molhou mais do que o indicado, na bula fala que isso pode invalidar o resultado, mas tb mostra que se tem uma linha no controle quer dizer q o teste foi feito corretamente. Então será que posso ficar despreocupada?

      Eliminar
    3. Olá, sim pode, se mostrou a linha controle resultou... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. to com o sangramento até hoje doutor, mas e mt pouco mesmo aquele que s sai no papel e as vezes vem com o corrimento marrom. Só que ele só sai depois que eu volto da academia o que pode ser?

      Eliminar
    5. Olá, pode ser efeito do anticoncepcional, é mesmo pouco e sem odor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    6. bem pouco msm, so sai no papel ou junto no corrimento marrom claro e so depois da academia, cheiro tem mas nao notei cheiro forte e nem fedido

      Eliminar
    7. Ok, deve mesmo ser causado pelo anticoncepcional, que deve manter, se continuar ou aumentar a quantidade fale com seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.