SOP - Síndrome dos ovários policísticos ou poliquisticos

SOP - Síndrome dos ovários policísticos ou poliquisticos

Todos os ciclos menstruais a mulher tem a formação de um pequeno cisto no ovário que acaba por desaparecer com a ovulação, nalgumas mulheres esta destruição não se da, o que leva os cistos a se acumularem dentro dos ovários levando ao seu crescimento.

O crescimento dos ovários vai impossibilitar o seu funcionamento normal, alterando a produção hormonal feminina e masculina. A mulher com esta alteração ovariana tem menor produção hormonal de estrogénios e um aumento na produção de hormônios masculinos. Com o aumento da produção de androgênios a mulher fica com os ciclos menstruais irregulares e pode notar aumento da pilosidade, acne, pele e cabelos oleosos.

A SOP é uma síndrome que altera o ciclo menstrual da mulher levando a menos chances de ovular e maior dificuldade em engravidar (causa de infertilidade). Calcula-se que afete cerca de 20% das mulheres em idade fertil.

Causas da SOP

As causas da SOP ainda não são totalmente conhecidas, sabemos que tem uma componente genética e parece estar relacionada com o excesso na produção de insulina - saiba mais sobre as causas de SOP.


  • ciclos menstruais irregulares
  • infertilidade (estar à mais de um ano a tentar engravidar, sem uso de anticoncepcionais e com relações sexuais duas a três vezes por semana)
  • maior crescimento dos pelos
  • pele oleosa
  • cabelo oleoso
  • acne

Descubra mais sobre sinais e sintomas da SOP.

Diagnostico da SOP

Se nota alguns dos sinais ou sintomas da SOP (ciclos menstruais irregulares e características andogênicas) deve falar com seu médico, juntamente com os sintomas e alguns exames, a SOP pode ser diagnosticada e tratada. Os exames mais indicados são o doseamento hormonal (hormônios que podem ser doseados - FSH, LH, estradiol, TSH, testosterona total ou progesterona), curva de insulina e ultrassons ou ecografias.

Tratamento da SOP

O tratamento da SOP tem grande taxa de sucesso e pode ser controlada com alguns medicamentos, como os anticoncepcionais (pílula combinada (Melhor pílula para o acne), anel vaginal ou mesmo os implantes), antidiabetogênicos orais (metformina - controlo da produção de insulina), espirolactona, finasterida, dieta e exercício físico. Quando a mulher quer engravidar podem seu usados indutores da ovulação, após este tipo de tratamento, fale com o seu médico e saiba mais sobre - A SOP e a infertilidade.

Fontes bibliográficas