A azalia® é um contracetivo progestagênico que tem na sua composição a hormona sintética desogestrel, a composição de cada comprimido é de 0,075 mg de desogestrel, os comprimidos têm ainda outros excipientes como (núcleo do comprimido - lactose mono-hidratada, amido de batata, povidona K-30, sílica coloidal anidra, ácido esteárico, estearato de magnésio e alfatocoferol; revestimento do comprimido - álcool polivinílico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3000 e talco).
Cada carteira de azalia® tem 28 comprimidos com a mesma dosagem hormonal - 0,075 mg de desogestrel.
A sua composição garante ação contracetiva e proteção contra a gravidez indesejada, a pílula azalia® tem grande eficácia se a mulher a usar como é recomendado, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, não fazendo pausa entre as carteiras (após terminar uma carteira deve iniciar logo outra).
A pílula azalia® pode perder sua eficácia, se a mulher esquecer algum comprimido ou atrasar a toma mais de 12 horas (hora habitual de toma), tiver diarreia ou vômito nas 4 horas seguintes à toma do comprimido ou se usar algum medicamento que interfira com sua eficácia (confira este vídeo).
Efeitos frequentes no nosso corpo
A pílula azalia® vai atuar no nosso corpo evitando que ele ovule e espessando o muco cervical, como todos os medicamentos a pílula azalia® pode causar alguns efeitos secundários, os mais frequentes podem ser (podem afetar até 1 em cada 10 mulheres num ano de uso): alteração de humor, diminuição da líbido, depressão, dores de cabeça, náuseas, acne, dor mamária, menstruação irregular, ausência de menstruação e aumento do peso corporal.
Azalia® engorda?
Muitas mulheres acabam por associar as pílulas sem estrogénios a maior risco de aumento do peso, como conferiram pode ser um efeito secundário frequente (atingir uma em cada 10 mulheres). Apesar do nome frequente a verdade é que 1 em cada 10 é um numero baixo, pela minha experiência o aumento de peso tem maior relação com sua dieta e outros estilos de vida, como o sedentarismo (falta de atividade física).
Já que sabe a receita para contrariar este possível risco, antes de iniciar o seu exercício diário comente e partilhe este post... eu fico muito agradecido. 😊
Descubra alguns posts relacionados:
Olá estou no período pós parto foi me receitado o tamisa 20 mas como ouvi falar q teria a ser no 1dia da menstruação para iniciar como faço é tbm estou amamentando o meu BB tem 35 dias hj obg
ResponderEliminarOlá, deve iniciar como sua médica sugeriu... ela sugeriu tamisa amamentando? Ando por aqui... :)
Eliminarboa tarde estou tomando a pililua azalia ja a 3 anos seguidinho sem parar, mas agr parei ja faz 15 dias , porque pertendo engravidar de novo, as outras pilulas que tomei passado 1 mes de nao a tomar engravidei logo das minhas filhas, mas soube que estava gravida porque nao me apareceu a mestruação mas agora esta dificil de saber pois, nao tenho mestruação!! o que me aconselha ??? acha o apesar da pilula ser diferente e a maneira de toma ser diferente, será que o processo de gravidez é igual ....
ResponderEliminarOlá, a fazer consulta para preparar e a aguardar, seu ciclo vai ficar como era antes de usar a pílula... é normal demorar a menstruar, mas pode engravidar nesta fase, deve estar atenta a outros sintomas de gravidez, para além da falta da menstruação... ando por aqui... :)
EliminarBom dia, a minha ginecologista sugeriu eu usar implante por causa de perder muito sangue no período e estar com défice de ferro. A médica de família mandou tomar azalia para ver como me sinto antes de colocar o implante. Estive a ler e esta pílula tem lactose e eu sou intolerante. Acha que devo tomar outra. Ainda não comecei a tomar. Obrigada
ResponderEliminarOla, sim deve seguir suas recomendações, a lactose é alterada e normalmente bem tolerada, ando por aqui... :)
Doutor noto que durante a toma da pilula Azália engordei principalmente na zona do Abdômen. Tenho-me sentido muito triste já parei de tomar mas continuo com inchaço na barriga, que fazer??. Agradeço uma resposta breve, obrigada.
ResponderEliminarOlá, mas falou com o seu médico? Foi ele que sugeriu a paragem? Ando por aqui... :)
Eliminar