17 de junho de 2018

Anticoncepcional selene® – benefícios, efeitos e mais

anticoncepcional selene® é um medicamento hormonal que tem como principal indicação o tratamento dos sintomas relacionados com o excesso de hormônios masculinos, como o acne, o hirsutismo, a pele oleosa, cabelo oleoso e queda de cabelo. A sua composição hormonal confere também que a mulher fique protegida da gravidez, funcionando como anticoncepcional, desde que a mulher use os comprimidos como é indicado. Cada cartela de selene® tem cerca de 21 comprimidos:
  • 21 comprimidos em cada cartela numerados de 1 a 21
Anticoncepcional selene® – benefícios, efeitos e mais

Composição do anticoncepcional selene®

Composição hormonal de selene®: 0,035 mg de etinilestradiol + 2,0 mg de acetato de ciproterona

Outros excipientes de selene®: amido, croscarmelose sódica, povidona, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, goma laca, macrogol, talco, glicerol, corante laca eritrosina e dióxido de titânio.

Anticoncepcional selene® – benefícios 

Como todos os medicamentos hormonais o anticoncepcional selene® tem alguns benefícios como: 


anticoncepcional selene® deve ser tomado todos os dias durante 21 dias, 21 comprimidos, fazendo depois uma pausa de 7 dias (durante a pausa irá descer a menstruação), após a pausa deve retomar uma nova cartela.


Efeitos colaterais do anticoncepcional selene®

Como todos os medicamentos o anticoncepcional selene® pode causar alguns efeitos colaterais, confira alguns:

Efeitos colaterais frequentes - náuseas, dor abdominal, dores de cabeça, aumento de peso, depressão de humor, alteração de humor, dor na mama e tensão mamária.

Efeitos colaterais pouco frequentes - rash, urticária, diminuição da libido, retenção de líquidos, vómitos e diarreia.

Efeitos colaterais raros - intolerância às lentes de contacto, diminuição do peso, aumento da libido e corrimento vaginal e corrimento mamário.

Contraindicações do anticoncepcional selene®

O uso do anticoncepcional selene® pode estar contra-indicado nalgumas situações como:
  • se for alérgica a qualquer um dos excipientes 
  • se tem ou teve um coágulo sanguíneo em um vaso sanguíneo (trombose venosa ou embolia pulmonar) 
  • se teve ataque cardíaco ou derrame 
  • se tem ou teve uma condição que possa ser o primeiro sinal de ataque cardíaco 
  • se tem uma doença que possa aumentar o risco de um coágulo nas artérias (diabetes, pressão arterial muito elevada, gordura no sangue (colesterol ou triglicerideos)) 
  • se tem um distúrbio que afete a coagulação do sangue 
  • se tem ou teve um tipo de enxaqueca chamada de ‘enxaqueca com aura’ 
  • se tem ou teve inflamação do pâncreas 
  • se tem ou teve doença hepática grave e seu fígado ainda não estiver funcionando normalmente 
  • se tem ou teve um tumor benigno ou maligno no fígado 
  • se tem, teve ou possa ter câncer de mama ou dos órgãos genitais 

Estas contraindicações absolutas foram retiradas da bula do anticoncepcional selene® que pode conferir... Bula da selene® (em PDF)

Esquecimentos e atrasos do anticoncepcional selene®

Os atrasos menores que as 12 horas na toma do comprimido de selene® não interferem com a sua eficácia, se atrasar até 12 horas deve tomar o comprimido assim que se lembre e manter os seguinte no horário habitual.

Os atrasos maiores que 12 horas ou esquecimentos podem aumentar o risco de gravidez indesejada, se ocorrerem entre o 1º e o 7º dia - tome o comprimido assim que lembrar, mantenha os seguintes no horário habitual e se proteja nos 7 dias seguintes, se acontecer entre o 8° e o 14° dia - tome o comprimido assim que lembrar, mantenha os seguintes no horário habitual e se proteja nos 7 dias seguintes, e se acontecer entre o entre o 15º e o 21º dia - tome o comprimido assim que se lembre, mantenha os seguintes, inicie a nova cartela sem pausa e se proteja nos 7 dias seguintes.

anticoncepcional selene® e outros medicamentos

O uso de alguns medicamentos pode interferir com o anticoncepcional selene®; podendo diminuir sua eficácia, tais como a primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramento, felbamato, rifampicina, griseofulvina e Erva de São João.

Qual o preço do anticoncepcional selene®

anticoncepcional selene® pode ser comprado por valores em torno dos R$ 20,00 a 30,00. 

Tem relatos sobre o uso do anticoncepcional selene®? Deixe um comentário... 

Descubra alguns posts relacionados com o anticoncepcional selene®:

11 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, tomo selene, no mês anterior me atrasei no reinicio, só reiniciei no 10º dia, pausou quase dois dias, iniciei com o primeiro, não tomei vários, tomei certinho e so tive relação após 15 dias tomando, na pausa a menstruação desceu, porém vi em outro post que se a mulher engravidar tomando anticoncepcional, este poderá causar sangramentos e confundir, isso é verdade? a mulher que engravida tomando anticoncepcional continua tendo os sangramentos na pausa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relação após 15 dias de uso já estava protegida... sem riscos, a falta pode ter resultado do fato de ter atrasado... mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Dr devido ao meu nervosismo li vários posts seus procurando perguntas que fossem semelhantes a minha, e em uma de suas respostas, mencionou que a mulher que engravida e continua tomando anticoncepcional sem saber poderia ter sangramentos, isso ocorre com frequência? é um fato comum? mesmo tendo tido o sangramento que ocorreu exatamente na pausa do anticocepcional fiquei com receio, esse sangramento viria diferente, que caracteristicas poderiam ser observadas para distinguir?

      Eliminar
    3. Olá, engravidar usando o anticoncepcional? Usando sem falhas vai estar protegida... se eventualmente falhar a toma e engravidar pode realmente sangrar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Doutor,eu li algumas bulas de anti e percebi nas advertências que fala sobre trombose, poderia explicar melhor? Todos os anti tem alguma composição que pode fazer que surja a trombose ou ela somente por histórico familiar? Faz um post sobre isso,acredito que muitos ginecologistas não falam sobre isso e o paciente só descobre depois. Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esse risco existe, mas é muito baixo, muito mesmo... pode conferir no blog alguns posts sobre esse tema... que a vão ajudar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Doutor eu sempre tomo nos horários certinhos, nunca atrasei nem um dia, ocorre algum risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, dessa forma vai estar protegida... mantenha... :) ando por aqui.

      Eliminar
  5. Doutor eu tomo nos horários certos, nunca atrasei nem um dia, corre risco de gravidez ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, dessa forma vai estar protegida... mantenha... :) ando por aqui.

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.