1 de junho de 2018

Interromper a pílula pelo uso de antibiótico


Olá, Doutor. Eu comecei a tomar antibióticos e devido a isso parei meu anticoncepcional, já que o antibióticos corta o efeito. Faz só 5 dias que parei e comecei a sentir cólica e hoje pela manhã vi que minha menstruação chegou. É normal ? Devo me preocupar

Vai iniciar um antibiótico? Usa uma pílula? Quer saber se deve interromper a sua pílula? neste post vou revelar o que deve fazer...
Interromper a pílula pelo uso de antibiótico

Como temos falado alguns medicamentos podem interferir com a eficácia da sua pílula, medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg). Se a mulher usa algum destes medicamentos pode ter riscos de gravidez e mesmo depois de terminar o seu uso deve continuar se protegendo para evitar riscos e dar tempo para a pílula repor a sua protecção.

Protecção durante e após o tratamento com um medicamento

Como falei ao usar algum destes medicamentos, como interferem, a mulher deve se proteger com método barreira, preservativo, durante o tratamento e 7 a 28 dias depois... sim normalmente refiro 7 dia, mas alguns estudos recentes revelam a necessidade de se proteger nos 28 dias seguintes após fazer tratamento com antituberculostáticos. E os antibióticos?


No post - pílula e antibióticos - já tinha revelado que somente os antibióticos rifampicina e rifabutina podem cortar a eficácia da sua pílula (fonte: nhs.uk), assim os seguintes antibióticos não interferem: 

E se usar algum antibiótico deve mesmo interromper a pílula?

Interromper a pílula pelo uso de antibiótico

Não deve interromper, ao usar um antibiótico que interfira deve manter a sua pílula sem falhas, para repor a protecção mais rapidamente, e se proteger com método barreira, preservativo... espero ter ajudado... 😊

Conclusão: devo interromper a pílula por estar a usar de antibiótico? Não deve interromper, deve manter e se proteger para evitar riscos.

Descubra alguns posts relacionados

3 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá! Tomo anticoncepcional Selene e durante a toma tive infecção de garganta(tomei 11 comprimidos de amoxilina 500mg).Entretanto não sabia do efeito desse antibiótico sobre o anticoncepcional e 5 dias depois de ter parado com o tratamento da infecção tive r*** sem proteção, mas com c*** i***.Ainda sim há chances de uma gravidez?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter chances, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.