Tomei a pílula do dia seguinte e tive relação novamente


Por Carlos Edgar - contacto

Todos nos devemos proteger com um anticoncepcional para prevenir a gravidez e claro evitar as doenças sexualmente transmissíveis, claro que se quer engravidar não vai precisar de se proteger... ao usar o anticoncepcional como é recomendado vai estar protegida, mas se ele falha ou tem alguma relação de risco (sem se proteger) para evitar a gravidez deve fazer a pílula do dia seguinte.

Tomei a pílula do dia seguinte e tive relação novamente



A pílula do dia seguinte está indicada quando tem uma relação sem proteção, quando o preservativo rompe, e quando temos chances de nosso anticoncepcional hormonal falhar (por exemplo em caso de esquecimento, ocorrência de diarreia ou vômito ou uso de algum medicamento que interfira - carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (dosagens diárias + 200 mg)).

Após a relação, quer se proteger, pois seu método anticoncepcional falhou, tem como segunda opção a proteção contraceptiva da pílula do dia seguinte, ok... 
Tomei a pílula do dia seguinte e tive relação novamente


A mulher tem disponível dois tipos de pílula do dia seguinte (pílula com levonorgestrel que deve fazer até 3 dias após a relação ou pílula com acetato de ulipristal que deve fazer até aos 5 dias) aconselho que a faça o mais cedo possível, para se proteger dessa relação que teve. Dessa forma vai se proteger mesmo que não note nenhum efeito adverso comum ( vômitos, menstruações alteradas, dor nos seios, diarreia e tonturas - confira no post Sintomas após tomar pílula do dia seguinte).
Tomei a pílula do dia seguinte e tive relação novamente

E se tiver novamente relação após tomar a pílula do dia seguinte?

Ups... se tomou a pílula do dia seguinte, ela a protegeu das relações que teve nos 3 ou 5 dias antes, se voltou a ter relação, após a toma da pílula do dia seguinte deve fazer outra pílula do dia seguinte, para evitar riscos.

Notas importantes:

Os estudos referem que a pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal não deve ser tomada muitas vezes seguidas por não haver confirmação do seu perfil de segurança com um uso intensivo. 

A pílula do dia seguinte com levonorgestrel, pelo contrario pode ser usada sem receio.
Tomei a pílula do dia seguinte e tive relação novamente

Não se esqueça de optar sempre por o uso de um anticoncepcional para evitar riscos de gravidez, pode também partilhar e comentar este post... vou ficar muito agradecido... ando pelo blog... 😊

Descubra alguns posts relacionados