Anticoncepcional belarina® (acetato de clormadinona 2 mg + etinilestradiol 0,02 mg)



O anticoncepcional belarina® é um medicamento indicado na prevenção da gravidez indesejada, por ter na sua composição os hormônios sintéticos acetato de clormadinona e etinilestradiol, a composição hormonal de cada comprimido ativo (comprimidos rosa) é a seguinte: acetato de clormadinona 2 mg + etinilestradiol 0,02 mg.

Cada cartela do anticoncepcional belarina® tem 24 comprimidos rosa (ativos - com hormônios) que tem os seguintes excipientes - lactose monoidratada, povidona, amido de milho, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, propilenoglicol, talco, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho e 4 comprimidos brancos (placebo - sem hormônios) - lactose monoidratada, povidona, crospovidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, propilenoglicol, talco e dióxido de titânio. 

Como iniciar o anticoncepcional belarina®

Se vai iniciar o anticoncepcional belarina® deve aguardar pela sua menstruação e iniciar no 1° dia, mas pode iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação desde que se proteja ou evite até ao 7° comprimido da primeira cartela.
Anticoncepcional belarina® (acetato de clormadinona 2 mg + etinilestradiol 0,02 mg)

Como tomar o anticoncepcional belarina®

O anticoncepcional belarina® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, um comprimido por dia, fazendo primeiro a toma dos 24 comprimidos rosa (área amarela da cartela), e posteriormente os 4 comprimidos brancos (área rosa da cartela). Os comprimidos brancos, sem hormônios, correspondem ao período de pausa, durante o qual vai menstruar. Depois de terminar os brancos deve iniciar logo nova cartela pelos comprimidos rosa.

Efeitos colaterais do anticoncepcional belarina®

Como todos os medicamentos o anticoncepcional belarina® também pode causar alguns efeitos colaterais tais como: spotting, dores de cabeça, dores nas mamas, depressão, irritabilidade, nervosismo, tonturas, enxaquecas, conjuntivites, desconforto com o uso de lentes de contato, zumbidos, hipertensão, hipotensão, veias varicosas, náuseas, vómitos, dores de barriga, inchaço, edemas, diarreia, acne, manchas na pele, perda de cabelo, pele seca, comichão, eczemas, alteração dos valores de gorduras no sangue, aumento de peso, diminuição da libido, corrimento vaginal, quistos nos ovários, tensão mamária, vaginites, fadiga, pernas pesadas, aumento do apetite, falta de menstruação, entre outros.

Medicamentos que interferem com o anticoncepcional belarina®

Alguns medicamentos que podem interferir com a eficácia do anticoncepcional belarina® como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).
Anticoncepcional belarina® (acetato de clormadinona 2 mg + etinilestradiol 0,02 mg)

Atrasos e esquecimento do anticoncepcional belarina®

Se atrasar a toma do comprimido até 12 horas a eficácia não é afetada, deve manter os comprimidos seguintes à hora habitual. Se atrasar mais de 12 horas ou esquecer deve tomar o comprimido assim que se lembre, manter os restantes e se proteger nos 7 dias seguintes. Se estiver a tomar os últimos 7 comprimidos da cartela deve iniciar a próxima cartela após terminar os comprimidos rosa e se proteger nos 7 dias seguintes ao esquecimento. Se esquecer um comprimido branco não tem riscos, pois não têm hormônios.

Vómitos e diarreia após tomar o anticoncepcional belarina®

Se tiver um vómito ou diarreia após tomar o comprimido do anticoncepcional belarina®, nas 4 horas seguintes, deve tomar outro comprimido de uma cartela suplente para continuar protegida.

Fontes bibliograficas
anvisa.gov.br