Os anticoncepcionais injetáveis e os antibióticos



Como falei noutros posts temos disponíveis dois tipos de anticoncepcional injetável, o que devemos fazer mensalmente e o que devemos fazer trimestralmente.


E em relação aos anticoncepcionais injetáveis trimestrais falo do Depo-provera®, Demedrox® e Contracep®.

Lista de nomes dos anticoncepcionais injetáveis
Lista de nomes dos anticoncepcionais injetáveis

Para estar protegida da gravidez basta fazer o anticoncepcional como é recomendado de 30 em 30 dias (fazer entre o sétimo e o décimo dia do ciclo menstrual, de preferência no oitavo dia do ciclo menstrual) ou de 90 em 90 dias (de 12 em 12 semanas) e ter atenção a alguns medicamentos que possam interferir - confira o post - O que corta o efeito do anticoncepcional injetável

Os medicamentos que podem interferir com os anticoncepcionais injetáveis

Como é feito através de injeção, este tipo de anticoncepcional não tem riscos de perder a eficácia se vomitar ou tiver diarreia, o que é uma grande vantagem. Mas alguns medicamentos podem interferir com a eficácia dos anticoncepcionais injetáveis, como: carbamazepinafenitoina, fenobarbital, griseofulvina, primidona, oxcarbazepina, felbamato, topiramato, rifampicina, ritonavir e hipericão. E os antibióticos?

Os anticoncepcionais injetáveis e os antibióticos

Como viu não estão descritos antibióticos (excepto a rifampicina) nos medicamentos que podem interferir com os anticoncepcionais injetáveis, pode por isso ficar descansada. Os antibióticos não interferem por causa da acção do anticoncepcional injetável que atua no nosso corpo de forma diferente da pílula anticoncepcional.

Espero ter ajudado com mais post, fico esperando suas sugestões e comentários, ando por aqui... 😊

Descubra alguns posts relacionados