Os cereais fazem parte da alimentação humana desde a pré-história, o seu cultivo está associado aos maiores civilizações da história, sendo um dos fatores, que os historiadores apontam, para o aparecimento de grandes civilizações e o seu declínio.
Os cereais ganham especial destaque na dieta mediterrânea, roda dos alimentos, e hoje sabemos da importância e riqueza dos cereais integrais.
Nalgumas regiões do mundo a qualidade dos cereais tem sido preservada com a passagem de sementes de geração para geração... na minha aldeia não é diferente onde ainda podemos encontrar pessoas com idade que continuam a produzir os seus cereais de forma artesanal usando sementes que foram recolhendo das colheitas anteriores e que herdaram dos pais, avós... este tipo de cereais ganha especial destaque pelo valor nutricional e preservação do património genético... claro que a nível da produção estas sementes têm menor produção, sendo mais susceptíveis a pragas, mas mais adaptadas às condições climatéricas da região...
Esta produção artesanal é muito trabalhosa, com regas e procedimentos para garantir que o cereal seque e fique em condições de conservação durante muitos meses.
Dicionário de cereais
Tipos de cereais
Arroz – um dos cereais mais consumidos nu mundo, podendo ser encontrado em grão, farinha, flocos, tufado... é um cereal sem glúten base da culinária oriental que está disponível na forma integral, semi-integral ou refinado (branco).
Aveia – cereal que pode ser consumido em focos, farinha ou bebidas vegetais. É um cereal sem glúten.
Cevada – ingrediente base na confecção da cerveja, podendo ser consumido em flocos, grão, farinha ou bebida vegetal. É um cereal com glúten.
Espelta ou trigo vermelho – trigo ancestral usado como primeiro cereal na confecção do pão, é um cereal com glúten, que pode ser encontrado em farinha ou grão.
Kamut – cereal ancestral com glúten, que pode ser encontrado sob a forma de farinha ou bebida vegetal.
Milho – cereal muito usado na alimentação humana, tendo também outras utilizações. É um cereal sem glúten que pode ser consumido em forma de sêmola, farinha ou grão.
Millet ou milho painço – cereal muito utilizado nas regiões africanas menos férteis é também um cereal sem glúten.
Trigo – é um dos cereais mais presentes na alimentação dos seres humanos. É um cereal com glúten que pode ser consumido em grão, farinha, flocos ou mesmo através de derivados, como o bulgur e o cuscuz.
Pseudo-cereais
Os pseudo-cereais são sementes com características nutricionais semelhantes aos cereais, por isso resolvi inclui-los neste post... as suas vantagens em relação aos cereais são:
- ausência de glúten
- possuírem proteína completa
- amaranto
- quinoa
- trigo sarraceno
Espero ter ajudado com mais este post, não se esqueça de conferir os posts relacionados, muito obrigado por continuar lendo os posts... 😊
Descubra alguns posts relacionados