14 de janeiro de 2017

O anticoncepcional com menos hormônio



Os anticoncepcionais podem ser divididos em dois grupos, os anticoncepcionais sem hormônios ou barreira e os anticoncepcionais hormonais, que têm hormônios em sua composição.

Anticoncepcionais sem hormônios

Comparando estes dois grupos posso dizer que os que têm menor dosagem hormonal são os anticoncepcionais sem hormônios, como é óbvio. O medo de tromboses e outras complicações leva sempre as mulheres a quererem um anticoncepcional com baixa dosagem, a verdade é que se a mulher não quer ter riscos deve optar pelos anticoncepcionais barreira, sem hormônios, como são o caso do preservativo e o diu de cobre.
Resumindo os anticoncepcionais com menos hormônios são o preservativo e o diu de cobre.

Resumindo os anticoncepcionais com menos hormônios são o preservativo e o diu de cobre.

Anticoncepcionais hormonais

Dentro dos anticoncepcionais hormonais quando falamos nos que têm menos hormônios referimo-nos aos anticoncepcionais que têm baixa dosagem de estrogénios, apesar de ser importante esta dosagem os riscos de trombose estão ligados à associação entre os dois hormônios sintéticos, estrogénios-progesterona, apesar disso os que não têm estrogénios em sua composição tem menor risco, como é o caso do implante hormonal, diu hormonal e pílula sem estrogénios da da amamentação.

Resumindo os anticoncepcionais hormonais com menos hormônios são o implante hormonal, diu hormonal e pílula sem estrogénios da da amamentação.

Resumindo os anticoncepcionais hormonais com menos hormônios são o implante hormonal, diu hormonal e pílula sem estrogénios da da amamentação.

Para as mulheres que devem usar anticoncepcionais combinados, com os dois tipos de hormônios, porque têm mais vantagens, por exemplo no controlo do acne, da pele oleosa, entre outros beneficios, a escolha do anticoncepcional tem que ser avaliada caso a caso, dai ser por vezes ser indicado um que tenha maior dosagem hormonal. Pois nosso médico faz uma avaliação e acaba por conferir que as vantagens são maiores que os riscos.

Apesar disso podemos realmente definir os riscos dos anticoncepcionais hormonais combinados pela associação entre os estrogénios e a progesterona, os anticoncepcionais orais combinados com menor risco de trombose são os que têm levonorgestrel em sua composição - pode conferir neste post. Descubra as pílulas com menor riscos (risco por ordem crescente):
Resumindo os anticoncepcionais orais combinados com menor risco de trombose são os que têm levonorgestrel em sua composição.

Resumindo os anticoncepcionais orais combinados com menor risco de trombose são os que têm levonorgestrel em sua composição.

Como disse ao me perguntarem quais os anticoncepcionais com menor dosagem hormonal combinada (onde se encaixam ainda o adesivo hormonal e o anel vaginal), posso caracterizar a lista pela dosagem hormonal dos estrogénios que pode será seguinte, anticoncepcionais com 30-40-30 mcg EE (anticoncepcionais tricíclicos), 40-30 mcg EE (biciclico), 30 mcg EE, 20 mcg EE, 15 mcg EE, 10 mcg EE e 0 mcg EE. Pode encontrar mais informação neste post.

O anticoncepcional com menos hormônio

Descubra alguns posts relacionados

36 comentários:

  1. Boa tarde.
    tomo nactali á um ano, porem comecei a ver postagens de meninas que usavam nacatli e que relataram ter inicio de trombose.
    eu tenho alguns vasinhos nas pernas, o medico me disse que não são vasos , mas são aranhas .
    Por conta própria parei com o remédio por medo.
    Eis a minha duvida, continuo ou não com o remédio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir as indicações de seu médico, esta pílula tem menor risco, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Carlos desculpa o incomodo.Lembra da minha perg.tenho 53 iniciei o cerazette sem está menstruada. Vc disse que estaria protegida apos a metade da cartela.(15dias) vou está com meu namorado do 10e 11.nao estarei protegida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já está, se tem tomado sem falhas, apenas sugeri o meio da cartela para ser mais cuidadoso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde Dr. Carlos,
    Hoje soube do resultado do meu papanicolau:
    Classificação geral: citologia negativa para lesão intraepitelial ou malignidade (NILM) com outros achados não neoplásicos.
    Relatório descritivo: Alterações celulares reativas assocadas com inflamação e paraqueratose.

    Fui ao consultório da minha ginecologista que me fez nova colheita para despistar o vírus HPV, demora cerca de um mês o resultado.
    Confesso que fiquei tão nervosa que não fiz as perguntas todas que queria, fiquei no silêncio.
    Pergunto ao Sr. Doutor se este resultado poderá querer dizer que é grave…
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como lhe disse deve aguardar com calma, é para despistar, e o importante foi ter dado negativo, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Oi gostaria de saber eu tomava micro vila mais comecei sentir tontura e forte dor de cabeça .da então comecei toma ciclofemme e quando paro para vir o ciclo só vem quando já está com sete dias .posso continuar tomando.ou tenho que passa no medico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, isso é normal, pode acontecer, deve manter após os 7 dias de pausa, com o tempo deve regular... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá carlos, minha mulher implantou um chip anti concepção e já está a 3 meses sem mestruacao será que isso é normal?

    Por favor ajude!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal... é efeito de sua composição hormonal, estão protegidos... um abraço, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Doutor, existem sinais de que o anticoncepcional está fazendo efeito para evitar a gravidez? Agradeço desde já!

      Eliminar
    3. Olá, menos menstruação, menos cólicas menstruais, menstruação mais escura, o importante é tomar certinho para garantir que funciona... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá Carlos. Eu fiz IVG no dia 29 de Setembro e no dia 9/1 fui fazer ecografia e estava tudo bem. Pedi a minha médica que queria fazer implante, fiz e passado dois dias tive hemorragia e dor nas costas, dor de barriga muito forte.
    Que devo fazer? Será que é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é efeito dele, deve aguardar, com calma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Bom dia! Gostaria de engravidar novamente,perdi meu filho recém nascido em novembro de 2013,e ate data hoje ainda não consigui engravidar de novo nunca na vida usei métodos contraceptivos além de usarmos o preservativo com o meu parceiro isso no inicio da relação faz uns 6 anos,não sei o que é tomar pilula,mas não engravido,quando mantemos ****** com o meu parceiro assim que ****** todo o ****** desce de imediato como se tivesse uma bolsa a estorar.o que isso quer dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não quer dizer nada, é normal descer, mas uma parte acaba por ficar dentro... não tem grande significado... deve continuar tentando, está desde essa altura a tentar, certo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá doutro ? A enjeção mecegyna é boa & ela engorda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é boa, deve seguir os conselhos de seu médico e ter cuidado com sua dieta e fazer exercício (são esses os principais motivos para aumentar de peso), ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Oi tudo bom gostaria de saber o que devo fazer quando paro de toma remédio para vir a regra ela só desse com sete dias isso quer dizer que o remédio não está fazendo efeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, desce na pausa dos 7 dias, se tomar a cartela sem falhas está também protegida nessa fase, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Ola Carlos estou tomando o q laira e me da muito enjôo e gases presos e estou indo menos ao banheiro. Estou na segunda cartela pode ser o organismo se acostumando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser esse motivo, deve manter e dar tempo ao seu corpo para se adaptar, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá boa noite doutor queria agradecer por ter tirado minha dúvida.Agora tenho outra,estou amamentando,mas... quero tomar um anticoncepcional que não me deixe magra,nem com espinhas,e nem prejudique minha neném,qual vc me recomenda? Desde já obg !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o mais indicado, para quem amamenta, é um sem estrogénios, deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá! Tomo molieri 20 há 6 meses, sem pausa, portanto, não menstruei mais! Gostaria de voltar a menstruar, como devo proceder? Esse anticoncepcional é seguro? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter como sua médica indicou, idealmente devemos fazer pausa, se nossa cartela tiver 24 comprimidos ativos a pausa são de 4 dias, se tem 21 comprimidos ativos a pausa é de 7 dias, ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá Dr. Edgar, eu tinha uma análise para fazer no meu 3 ciclo, mas eu não consegui ir fazê-la, se eu esperar pelo próximo 3 ciclo fará alguma diferença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, analise hormonal? Está sem usar anticoncepcional? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa tarde doutor Dr pela primeira vez eu estou tomando o anticoncepcional Selene quando eu já estava nos dez compromidos eu fiz relação ***** sem preservativo sem proteção gostaria de saber se eu corro risco de ter engravidado Doutor preciso que me responde me ajude mas eu mestrual dia 12 e comecei a tomar no primeiro dia mestrual e dia 21 que foi ontem tive relação sem protecao e eu andei tomando vários como microvila ingecao norigina mas não mim sentia bem . E agora estou usando o Selene a dez dias mas fiz a besteira de fazer sexo sem protecao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, com 10 dias de tratamento não tem riscos, já estava protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá doutor. Tenho 21 anos;Eu tomei há quase um ano apenas duas cartelas do anticoncecional Mínima(sugerida pela ginecologista), e agora por conta própria retornei a tomar e estou no 4 comprimido. Desde o 1 comprimido comecei a sentir um incoincômodo no estômago e pressão na cabela. Devo suspender a pílula ou esses sintomas são "normais"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, passe a tomar após a refeição, para ver se é mesmo do anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. O resultado do meu papanicolau para despiste do HPV ainda não chegou. Com o relatório do anterior papnicolau que lhe dei conhecimento há fortes probabilidades de ter HPV?
    Não compreendo estas dores lombares e pélvicas persistentes, bem como tensão mamária constantes. A médica diz que é o meu corpo a adaptar-se à ausência da pilula (deixei de tomar), mas será que a adaptação prolonga-se por um mês? Ela diz para aguardar até sair o resultado do papanicolau, mas estou a ficar muito ansiosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu acho que sua médica tem razão, é causado pela paragem, deve tentar ficar mais calma, pois sua ansiedade excessiva pode piorar... :) ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Bom Dia!
    Tomei o anticoncepcional no horário certinho ontem e quando faltava 15 minutos pra completar 4h senti uma dor mas não foi bem uma diarréia. Corro risco do anticoncepcional ter perdido o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão foram fezes liquidas não tem riscos, deve manter seu anticoncepcional certinho, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.