Mulher com corrimento?

O corrimento vaginal é importante para saber como está sua saúde ginecológica, uma mulher sem problemas ginecológicos deve notar um corrimento incolor, tipo clara de ovo, que resulta da função das células das paredes vaginais e contribui para manter as defesas no meio vaginal.

O corrimento normal tem como funções manter o meio úmido, com pH ligeiramente ácido e serve para limpar a descamação natural das células.

Mulher com corrimento?

O corrimento tem um papel muito importante na protecção do meio vaginal, que sofre muitas agressões e pode por isso ficar alterado, as agressões mais comuns é o uso de produtos de higiene intima (alteram o pH da vagina), uso de antibióticos (diminuição dos lactobacilos), diminuição da imunidade do organismo (stresse ou ansiedade), uso de preservativo, ter muitos parceiros sexuais, uso de cremes vaginais e o uso de anticoncepcionais hormonais. Como resultado destas agressões podem ocorrer infecções vaginais como vaginose, tricomoníase, candidíase, clamídia, mioplasma ou gonorreia (infeção sexualmente transmissível). Cada uma destas doenças vaginais tem sintomas e sinais próprios.

Tem corrimento? Nota corrimento? De cor cor é seu corrimento?

Corrimento incolor? Que na cueca ou absorvente fica amarelo?

O corrimento incolor é o corrimento normal na mulher, que em contato com a roupa ou absorvente ganha a cor amarela. O corrimento está aumentando durante a gravidez e no seu período fertil (sinal de ovulação).


As causas mais comuns para o surgimento do corrimento castanho ou marrom são às feridas no colo do útero, os atrasos na menstruação, gonorreia, gravidez, menopausa, miomas, endometriose, tumor do colo uterino, aborto (gravidez) ou infeção por clamidia. A mulher com ciclo menstrual irregular pode apresentar corrimento marrom por atrasos menstruais.


O corrimento branco, tipo iogurte, é o principal sinal de candidiase vaginal, normalmente é acompanhado de coceira e queimação.

Corrimento cinza?

O corrimento cinza pode ser causado por candidiase vaginal ou vaginose.

Corrimento amarelo?

O corrimento amarelo pode ser causado pela tricomoniase (infecção por tricomonas), gonorreia, vaginose ou clamídia.


O corrimento vaginal verde é sinal de tricomoníase, uma infeção que resulta da colonização da Trichomonas vaginalis. O corrimento verde pode ser acompanhado de coceira ou comichão vaginal e vermelhidão vulvar.

Corrimento vermelho ou laranja?

O corrimento vermelho ou laranja está associado a escapes ou sangramentos (spotting), resultantes das relações sexuais, anticoncepcionais hormonais, miomas, feridas no colo do útero, endometriose ou feridas nas paredes vaginais ou trompas. A mulher com ciclo menstrual irregular pode apresentar corrimento vermelho por atrasos menstruais.

O para tratar o que devo fazer?

Para tratar este tipo de infeções é aconselhado recorrer ao seu médico, para descobrir os tratamentos mais usados nas vaginites consulte aqui.

Fontes bibliográficas