O escape é falha do anticoncepcional?


... já que o escape é falha do remédio?

Pois retirei esta pequena pergunta de um comentário que foi deixado hoje num post... já falamos dos escapes e a sua ocorrência na mulher que usa anticoncepcional hormonal... será que é um sinal de falha de seu método?
O escape é falha do anticoncepcional?

Ao falarmos de escapes temos que voltar ao tema dos efeitos colaterais do anticoncepcional que como temos visto podem surgir quando usamos qualquer medicamentos... com os anticoncepcionais nao é diferente. Desta vez optei por listar os efeitos colaterais frequentes dos diversos anticoncepcionais, confira:

Efeitos colaterais do anticoncepcionais


Efeitos colaterais frequentes da pílula anticoncepcional - dores de cabeça, hemorragias intermenstruais, retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase.
O escape é falha do anticoncepcional?

Efeitos colaterais frequentes do adesivo anticoncepcional - reações no local da aplicação, sintomas mamários (incluindo desconforto mamário, ingurgitamento mamário e dor nas mamas), náusea, dor de cabeça, labilidade emocional (instabilidade emocional), sangramento vaginal e distúrbios menstruais.

Efeitos colaterais frequentes do anel anticoncepcional - dores de barriga, sensação de enjoo (náuseas), infeção vaginal de origem micótica (tal como, candidíase), desconforto vaginal devido ao anel, comichão ou coceira na zona genital, corrimento vaginal, escapes, dores de cabeça, enxaquecas, humor deprimido, desejo sexual diminuído, tensão mamária, períodos menstruais dolorosos, acne, aumento de peso e expulsão do anel.
Efeitos colaterais frequentes do anel anticoncepcional

Efeitos colaterais frequentes do implante anticoncepcional - acne, dor de cabeça, aumento de peso, tensão e dor mamária, hemorragias irregulares e infecção vaginal.

Efeitos colaterais frequentes do DIU/ SIU hormonal - hemorragia uterina ou vaginal, spotting, períodos pouco frequentes (oligomenorreia), ausência de hemorragia (amenorreia) e quistos ováricos benignos.

Como pode conferir os escapes ou spottings são efeitos transversais a todos os anticoncepcionais hormonais... mas será que surgem por nosso anticoncepcional estar falhando?

O escape é falha do anticoncepcional?

Como viu trata-se de um efeito colateral comum que resulta da acção do anticoncepcional, um escape prova que o anticoncepcional está atuando em nosso corpo, portanto agindo como anticoncepcional... para provar acabei retirando um pequeno excerto da bula do adesivo anticoncepcional, confira:
"Sangramento de escape ou “spotting” (manchas ou pequenos sangramentos vaginais entre os períodos menstruais) e/ou amenorreia (falta de menstruação) podem ser encontrados em usuárias de contraceptivos hormonais, especialmente durante os primeiros três meses de uso." informação copiada da bula do adesivo hormonal evra® - confira.

Como vimos em cima e no post Escape menstrual - descubra as 12 principais causas... o aparecimento de um escape pode ter muitas causas, as causas mais comuns para o seu aparecimento, na mulher que usa o anticoncepcional hormonal, é a acção dos hormônios sintéticos e a variação nos horários de toma ou aplicação do anticoncepcional.
O escape é falha do anticoncepcional?

Espero ter ajudado, muito obrigado por continuar lendo os posts... 😊

Descubra alguns posts relacionados