O pílula gynera® faz mal?


A pílula gynera® é um contraceptivo hormonal combinado indicado na prevenção da gravidez, que tem na sua composição as hormonas etinilestradiol (0,03 mg) e gestodeno (0,075 mg).

Para a mulher estar protegida da gravidez deve tomar a pílula gynera® como seu médico recomendou, ou seja tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, fazendo depois uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai descer sua menstruação.

Claro que a pílula gynera® pode sofrer interferência, com o uso de alguns medicamentos (carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).), se tiver vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido, atrasar a toma do comprimido mais de 12 horas ou mesmo esquecer.

Ok Dr. Carlos Edgar, a pílula gynera® protege da gravidez, mas ouvi dizer que faz mal, é verdade?

O pílula gynera® faz mal?

Como todas as pílulas a pílula gynera® pode causar alguns efeitos secundários, que embora pouco frequentes pode realmente surgir, falo de efeitos como náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor, dor nas mamas incluindo hipersensibilidade, vómitos, diarreia, retenção de líquido, enxaqueca, diminuição do desejo sexual, aumento do tamanho das mamas, erupção cutânea e urticária.

E trombose? A pílula gynera® pode causar esse mal?

Todas as pílulas podem aumentar o risco de trombose, com a pílula gynera® não é diferente... embora se fale muito nisso, o risco real é muito baixo quando comparado com o risco que a mulher tem que fuma, após o parto ou mesmo a amamentar...

Conclusão: Se usa a pílula gynera® deve manter e confiar na escolha de seu médico. A pílula gynera® é bem segura. Espero ter ajudado com mais este post... obrigado por continuar lendo... 😊

Descubra alguns posts relacionados