21 de junho de 2018

Paragem da pílula anticoncepcional


Noutro dia me perguntavam em que situações a mulher deveria parar de usar a sua pílula... neste post vou falar nas paragens da pílula, revelando quando e como deve fazer... não deixe de ler...

Para estarmos protegidos da gravidez devemos usar a pílula anticoncepcional como é recomendado, seguindo a toma diária de um comprimido, com o esquema indicado pelo médico ou inscrito na cartela... se usar desta forma e excluir os vômitos, diarreias, atrasos, esquecimentos e uso de alguns medicamentos as chances de gravidez são inexistentes.
Paragem da pílula anticoncepcional

Pode então conferir que ao usar, deste jeito, a protecção da pílula é contínua estendendo-se para o período de pausa entre as cartelas, mas é será que se esquecermos, atrasarmos, usar outros medicamentos, medo de estar grávida, notarmos efeitos secundários, usarmos a pílula do dia seguinte, ou pela menstruação não descer, vamos continuar protegidos? Devemos parar a pílula anticoncepcional?


Todos estes motivos que revelei são as principais causas que as mulheres que visitam o blog apontam para parar a sua pílula, mas em nenhuma destas situações deve interromper... a interrupção deve ser evitada para não ter maiores riscos de gravidez...

Paragem da pílula anticoncepcional por esquecer ou atrasar

Se atrasou, mais de 12 horas a toma do comprimido em relação à hora de toma do dia anterior, ou esqueceu a sua pílula anticoncepcional vai ter riscos de gravidez. Apesar de atrasar, mais de 12 horas, ou esquecer deve manter a sua pílula anticoncepcional e se proteger nos 7 dias seguintes... para repor a protecção precisa de fazer 7 dias seguidos de pílula anticoncepcional.
Paragem da pílula anticoncepcional

A pílula pode sofrer a interferência de muitos medicamentos, mas somente um número reduzido pode cortar o seu efeito, medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg) podem cortar o efeito. Se está usando algum destes medicamentos deve manter a sua pílula anticoncepcional, usando um método barreira, durante o tratamento e até 7 a 28 dias após terminar o tratamento.

Paragem da pílula anticoncepcional por medo de estar grávida

Se desconfia que está grávida deve manter a sua pílula anticoncepcional e fazer um teste de gravidez, somente após um teste de gravidez positivo deve parar e procurar seu médico. Como tem chances de não estar grávida deve manter a pílula até confirmar parar continuar ou ficar protegida mais rápido.
Paragem da pílula anticoncepcional


Como todos os medicamentos a pílula anticoncepcional pode causar alguns efeitos secundários, o seu aparecimento, apesar de raro, revela que a pílula está atuando no seu corpo, logo protegendo-a. Não tem por isso motivos para interromper especialmente se estiver na fase inicial de tratamento, período em que seu corpo pode precisar de tempo para se adaptar e durante o qual é mais fácil notar esses efeitos. Fale sempre com seu médico... 


Se usou a pílula do dia seguinte para evitar riscos de gravidez, por falha da sua pílula anticoncepcional, também a deve manter, pois a pílula do dia seguinte não corta o efeito da pílula anticoncepcional e mantendo vai continuar o ficar mais rapidamente protegida.
Paragem da pílula anticoncepcional

Paragem da pílula anticoncepcional pela menstruação não descer

A acção da pílula anticoncepcional na nossa menstruação pode levar a que a menstruação regule, fique mais escura, com menor fluxo, menos dias ou mesmo ausente. Se a sua menstruação não apareceu na pausa entre as cartelas e usou a pílula sem falhas, deve manter o seu uso para continuar protegida.

Conclusão: paragem da pílula anticoncepcional? Sim, apenas quando seu médico indicar.

Descubra alguns posts relacionados

1 comentário:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.