Como funciona a pílula hormonal

A pílula hormonal é usada, à décadas, por milhões de mulheres para prevenir a gravidez indesejada, o que faz dela um dos medicamentos mais estudado e utilizado mundialmente, para além deste beneficio ela consegue dar à mulher outras vantagens, como sua acção no ciclo menstrual e menstruação.

Como funciona a pílula hormonal

A pílula hormonal consegue regular os ciclos menstruais da mulher, controlar o fluxo menstrual, criando mesmo ausência de menstruação, diminuindo o risco de anemia e as dores menstruais.

Como a mulher deve tomar a pílula hormonal

Para a mulher usufruir dos efeitos da pílula hormonal deve a tomar seguindo a posologia recomendada, um comprimido por dia, sensivelmente à mesma hora, seguindo a direcção das setas inscrita na cartela e fazendo a pausa de 2, 4 ou 7 dias conforme o tipo de pílula hormonal. Tomando a pílula hormonal desta forma, não tendo vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e não usando medicamentos que interfiram a mulher pode ficar segura que os efeitos da pílula hormonal são o maiores possíveis.

Como funciona a pílula hormonal

Como funciona a pílula hormonal

A pílula hormonal combinada têm acção sobre as hormonas LH e FSH, levando a uma ausência ou concentração residual, o que vai causar a inibição da ovulação, ao não descerem óvulos, não vai haver hipóteses de ocorrer a fecundação.


A pílula hormonal combinada consegue ainda alterar o muco cervical espessando-o, o que vai dificultar a progressão e entrada dos espermatozoides no seu útero, e altera o endométrio (facto que reduz as hipóteses do ovo se implantar).

Descubra alguns posts relacionados