Doenças ginecológicas


Doenças ginecológicas
O sistema reprodutor feminino é composto pelos órgãos sexuais internos e externos, o sistema reprodutor é mediado pela acção dos hormônios que são produzidos em diversas glândulas e órgãos e proporcionam que a mulher fique fertil, seu ciclo menstrual se desenvolva, sua menstruação e ovulação surjam, engravide, amamente e que sua fertilidade termine (menopausa).

As doenças ginecológicas

As alterações hormonais, as lesões, as malformações e as infecções são os principais problemas de saúde que podem afetar a saúde ginecológica da mulher. A mulher deve ter os seus cuidados de higiene diários, evitando as loções de higiene mais agressivas, e se proteger nas relações sexuais.

As doenças ginecológicas podem ser benignas ou malignas.

Doenças ginecológicas benignas

Quando falo em doenças benignas me refiro a doenças que acabam por ter cura e após tratamento cederem, dessas doenças a causa pode ser infecciosa.

Doenças de causa infecciosa

Este tipo de doença é causado por um agente infeccioso, neste tipo de doença a mulher pode notar dor pélvica, alteração no seu corrimento, dor, coceira ou vermelhidão. Algumas doenças: candidiase, tricomoniase, clamidia, vaginose, infeções urinarias ou mioplasma.

Outras doenças ginecológicas

Com outras causas: miomas uterinos, endometriose, adenomiose, síndrome ovários policisticos, aderências pélvicas, displasias cervicais, vulvite, colpite, cervicite ou doença inflamatória pélvica (Citologia ou papanicolau alterado).

Doenças ginecológicas malignas

Quando falo em doenças malignas me refiro a doenças cancerígenas, como o câncer do útero (HPV - câncer do colo do útero) ou câncer do ovário, por exemplo.

Doenças ginecológicas infecciosas transmissíveis

As doenças sexuais transmissíveis podem ser a gonorreia, sífilis e verrugas genitais.

Quando deve procurar seu médico?

Deve procurar seu médico anualmente para fazer a consulta de prevenção, se nota alguma alteração no seu meio genital ou alterações menstruais deve procurar seu médico, pois podem indiciar alguma doença ginecológica. As doenças ginecológicas podem causar infertilidade.

Tratamento das doenças ginecológicas

O tratamento das doenças ginecológicas deve ser indicado por seu médico, deve fazer o tratamento como seu médico sugerir. Pergunte sempre se seu companheiro tem que ser avaliado e fazer tratamento.

Fontes bibliográficas
gineco.com.br