Os 8 maiores mitos do DIU hormonal

O sistema intra-uterino com levonorgestrel é um anticoncepcional de longa duração que o seu médico coloca no interior do seu útero, durante a menstruação e que a vai proteger de uma gravidez indesejada durante 3 (DIU jaydess®) a 5 anos (DIU mirena®).

 

O sistema intra-uterino com levonorgestrel é normalmente bem tolerado pela mulher garantindo uma elevada eficácia contra a gravidez devido a sua acção no endométrio (evita que ele cresça), espessa o muco cervical evitando que os espermatozoides encontrem o óvulo e tem alguma inibição sobre os ovarios.


Os maiores mitos do DIU hormonal

As mulheres que nunca tiveram filhos podem usar o DIU hormonal?

Sim podem, o fato de nunca ter filhos não é uma contra-indicação para o uso do DIU hormonal. A mulher tem disponível o DIU hormonal para 3 anos que é ligeiramente mais pequeno.

O DIU hormonal aumenta risco de gravidez ectópica?

O DIU hormonal não aumenta o risco de gravidez ectópica, pois evita que o endométrio cresça e previne que os espermatozoides encontrem o óvulo ao espessar o muco cervical.

O DIU hormonal aumenta risco de infertilidade?

O DIU hormonal não aumenta o risco de infertilidade, a mulher que retira o DIU hormonal pode logo engravidar, as causas da infertilidade são: alterações ou malformações dos órgãos reprodutores, ciclos menstruais irregulares, alterações ou deficits hormonais, ovários poliquisticos, endometriose, alterações na produção dos óvulos ou espermatozoides, alterações dos cromossomas, disfunção eréctil, idade do casal, pouca frequência das relações sexuais, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de tabaco, consumo de drogas e medicamentos, obesidade (IMC >29), baixo peso (IMC <19), alimentação, sequelas de doenças, tumores, historia de aborto ou interrupção de gravidez (IVG), qualidade e quantidade do muco cervical, miomas uterinos, stresse, ansiedade, causas ambientais (exposição a químicos e radiações) e outras causas desconhecidas.


O DIU hormonal aumenta risco de doença inflamatória pélvica (DIP)?

Os estudos revelam que DIU hormonal não aumenta o risco de doença inflamatória pélvica.

O DIU hormonal é um contraceptivo eficaz? Mesmo que não tenha menstruação?

O DIU hormonal tem uma grande taxa de eficácia, +99%, o que garante uma elevada protecção contraceptiva. O fato da mulher não menstruar é normal devido à sua composição hormonal.

Depois de colocar tenho que fazer controlo?

Apesar dalgumas bulas referirem que o controlo, após colocação do DIU hormonal se deve fazer 4 a 6 semanas, o controlo é recomendado após 3 meses da colocação, cabendo ao médico a decisão. Não é obrigatório fazer esse controlo.


Os anti-inflamatórios cortam o efeito do DIU hormonal?

Os anti-inflamatórios não cortam o efeito do DIU hormonal, os medicamentos que diminuem a eficácia do DIU hormonal são ritonavir, fenitoina, carbamazepina, fenobarbital (barbitúricos), primidona, topiramato, oxcarbazepina, rifampicina, e hipericão.

Tenho que sentir sempre os fios do DIU?

O fato de não sentir os fios pode ser sinal de alarme e motivo para falar com seu médico. O DIU hormonal durante a menstruação vai estar ligeiramente descido, é mais fácil nessa fase encontrar os fios.

Descubra alguns posts relacionados