Lista dos fatos mais importantes sobre a pílula oral selene®




Como continuo recebendo algumas perguntas sobre o selene®, por isso resolvi listar os fatos mais importantes sobre a pílula selene®, não pode deixar de ler...

Lista dos fatos mais importantes sobre a pílula oral selene®

Fato 1 - O selene® não é uma pílula.

Na verdade o selene® é um medicamento hormonal que tem como principal indicação o tratamento das manifestações androgênicas, alterações no corpo da mulher relacionadas com o aumento da produção de hormônios masculinos, como acne, hirsutismo, pele e cabelos oleosos, queda de cabelo, entre outras alterações.

Claro que se o usar certinho vai estar protegida da gravidez, pois sua composição hormonal lhe garante também acção contraceptiva. Esta indicação também vale para outros medicamentos com a mesma composição hormonal (acetato de ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg) como ferane 35®, diclin®, diane 35®, artemidis 35, entre outras.
O selene® não é uma pílula

Como sua principal indicação não é a contraceptiva podemos dizer que ele não é uma pílula. O uso comente para prevenir a gravidez está desaconselhado por ter grande dosagem hormonal.

Fato 2 - O selene® protege da gravidez.

Sim protege, por ter na composição o acetato de ciproterona e etinilestradiol garante à mulher protecção contraceptiva, desde que siga a posologia recomendada, que é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, fazendo depois uma pausa de 7 dias... após a pausa deve retomar uma nova cartela.

A eficácia contraceptiva de selene® pode ficar comprometida se atrasar a toma do comprimido mais de 12 horas, em relação à hora de toma do dia anterior, esquecer algum comprimido, tiver vómitos ou diarreias nas 4 horas seguintes à toma do comprimido e usar algum medicamento que interfira.

Fato 3 - O selene® tem grande dosagem hormonal.

Sim tem, é um dos medicamentos com acção contraceptiva, no mercado, com maior dosagem hormonal, é uma das suas desvantagens, a composição e dosagem hormonal de selene® é acetato de ciproterona 2 mg + etinilestradiol 0,035 mg.

Fato 4 - O selene® está indicado no tratamento do acne.

Sim está, os medicamentos com maior acção no acne são os que têm acetato de ciproterona na composição como o selene®, mas como tem grande dosagem hormonal o seu uso está indicado apenas como tratamento por um período de tempo.

Como é óbvio deve sempre seguir as recomendações de seu médico, as pílulas com mais acção no acne são:


O selene® está indicado no tratamento do acne

Fato 5 - O selene® não está indicado durante a amamentação.

Sim está, como escrevi recentemente no post - Posso tomar o selene® ou ferane 35® amamentando? - o selene® não deve ser usado durante a amamentação, os anticoncepcionais mais indicados pelas organizações de saúde são os contraceptivos não hormonais como, o preservativo e o diu de cobre ou os contraceptivos sem estrogénios, como a pílula com progesterona (desogestrel 75), diu hormonal ou implante hormonal.
Lista dos fatos mais importantes sobre a pílula oral selene®

Fato 6 - O selene® não deve ser usado sem pausa.

Só deve usar o selene® sem pausa entre as cartelas com indicação de seu médico, pois ao usar sem pausa aumenta as chances de notar efeitos colaterais (frequentes - humor depressivo, dor de cabeça, enxaqueca, náuseas, perturbações menstruais, hemorragia intermenstrual, dor mamária, leucorreia e monilíase vaginal) e claro os riscos.

Fato 7 - O selene® não deve ser usado sem indicação médica.

Por ter elevada dosagem hormonal e algumas contra-indicações para seu uso, só deve usar o selene® após ser aconselhada pelo seu médico.
Lista dos fatos mais importantes sobre a pílula oral selene®

Descubra alguns posts relacionados