Quando devo fazer a pílula do dia seguinte



Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...

Como tenho falado a pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência indicado quando temos riscos de gravidez... em situações de falha do método contraceptivo ou mesmo quando não usamos um contraceptivo.
Quando devo fazer a pílula do dia seguinte

O uso da pílula do dia seguinte deve ser esporádico e um segundo recurso contraceptivo, o seu uso deve ser evitado por causa da sua elevada dosagem hormonal e da sua eficácia (comparando com um anticoncepcional hormonal a eficácia da pílula do dia seguinte é menor).

Para lhe ajudar resolvi listar todas as situações em que está indicado o uso da pílula do dia seguinte...

Quando devo fazer a pílula do dia seguinte

Devo lembrar que a pílula do dia seguinte deve ser tomada 3 a 5 dias depois da relação de risco, de preferência nas primeiras 24 horas após a relação.

Se a mulher usa preservativo como método o uso da pílula do dia seguinte pode estar indicado se o preservativo estourar, se iniciar a o contato sem o colocar, se ele ficar retido dentro ou se tiver vazado.
Quando devo fazer a pílula do dia seguinte

Se a mulher usa contraceptivo hormonal combinado, como pílula combinada, adesivo ou anel vaginal, o uso da pílula do dia seguinte pode estar indicado se esquecer a toma da pílula, atrasar mais de 12 horas a toma da pílula, se vomitar ou tiver diarreia, atrasar a colocação do adesivo ou do anel, se o anel tiver fora mais de 4 horas, se descolar o adesivo ou se usar alguns medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona,l amotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).

Se a mulher usa contraceptivo oral sem estrogénios o uso da pílula do dia seguinte pode estar indicado se esquecer a toma da pílula, atrasar mais de 12 horas a toma da pílula, se vomitar ou tiver diarreia ou se usar alguns medicamentos como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato (doses diárias maiores de 200 mg).
Quando devo fazer a pílula do dia seguinte

Se a mulher usa o implante o uso da pílula do dia seguinte pode estar indicado se atrasar a retirada do implante (validade de 3 anos) ou se usar alguns como a carbamazepina, griseofulvina, oxcarbazepina, etosuximida, fenobarbital, fenitoina, primidona, lamotrigine, rifampicina, ritonavir, hipericão e topiramato.

Se a mulher usa o DIU/ SIU o uso da pílula do dia seguinte pode estar indicado se ocorrer expulsão, nos primeiros 7 dias após a colocação ou quando ocorre a retirada sem recolocação.

Agora que já sabe em que situações deve fazer a pílula do dia seguinte, se lembre que deve seguir usando um anticoncepcional regularmente para estar protegida e evitar riscos... espero ter ajudado com mais este post... obrigado.
Quando devo fazer a pílula do dia seguinte

Descubra alguns posts relacionados