19 de fevereiro de 2018

Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?



Depois de mais umas perguntas recebidas resolvi escolher esta para falar nos efeitos e riscos que a mulher corre ao interromper o anticoncepcional...

Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Noutros posts já falamos nos riscos e efeitos adversos associados ao uso do anticoncepcional. Como todos os medicamentos o anticoncepcional pode ter alguns riscos, pode conferir neste post, e alguns efeitos adversos como:

Efeitos adversos da pílula muito frequentes - dores de cabeça e hemorragias intermenstruais
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Efeitos adversos da pílula frequentes - retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase.

Efeitos adversos da pílula pouco frequentes - aumento da tensão arterial, alterações dos níveis das gorduras no sangue, cólicas abdominais, distensão abdominal, alterações do apetite (aumento ou diminuição) manchas castanhas na pele e aumento ou queda de cabelo. 

Efeitos adversos da pílula raros - urticária, intolerância à glucose, diminuição dos níveis dos folatos, icterícia, agravamento das varizes e intolerância às lentes de contacto.
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Como viu a sua ocorrência varia um pouco, posso mesmo assegurar que apesar da possibilidade de efeitos adversos se dizer frequente, na realidade é uma possibilidade remota, pode aparecer numa mulher em cada 10 que usam ou seja em 10%, o que é um valor bem baixo.

Gosto sempre de deixar alguns alertas, devo alertar que temos mais chances de notar efeitos adversos quando esquecemos, variamos a hora de toma, iniciamos o anticoncepcional, nos primeiros meses de uso (3 a 4 meses) ou interrompemos... sim interrompemos...

Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Como o inicio de um anticoncepcional a interrupção também deve ser indicada pela nosso médico, ao interromper o nosso corpo deixa de estar protegido da gravidez, principal risco, pois deixa de ter os valores hormonais sintéticos artificiais elevados o que vai fazer com que deixe de estar protegido de uma gravidez indesejada e tenha que repor o seu ciclo natural (reposição hormonal).

A produção hormonal e reposição do ciclo natural pode demorar, variando de mulher ara mulher... o que sabemos é que a mulher que interrompe o anticoncepcional vai voltar a ter o ciclo menstrual como tinha antes... demorando mais tempo a repor se tem historia de ciclos menstruais irregulares.
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

No post Sintomas depois de deixar de tomar a pílula já tínhamos falado nos efeitos (sintomas) que podemos notar após interromper a pílula, que eram hemorragias intermenstruais, escapes, falta da menstruação, cólicas abdominais, alterações do humor, dor mamária e alterações na secreção vaginal... sim são estes os efeitos que temos mais riscos de notar após interromper a nossa cartela no meio.

Como pode conferir os efeitos depois de interromper são muito coincidentes com os efeitos adversos da pílula e com os sinais de gravidez (náuseas, vómitos, ardor de estômago, acidez, prisão de ventre, falta de menstruação, cansaço, sonolência, insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.), sim... razão para que muitas mulheres me procurem com medo da gravidez, apesar de ser difícil conseguir logo engravidar a verdade é que ao interromper a sua cartela no meio deixa de estar protegida e tem riscos... espero ter ajudado, obrigado por continuar lendo os posts... 😊
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Descubra alguns posts relacionados

6 comentários:

  1. Ola, pode deixar seu comentário... mas não se esqueça de publicar anonimamente e omitir palavras como relação... e outras semelhantes... desta forma r*******, se*****, pres****** cami*******... obrigado, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  2. Obg sempre ando vendo suas materias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado... vou continuar a publicar para lhe ajudar... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Parei de tomar a pílula na metade.. Menstruei 2vezes nesse mês Tive r***** s**** no periodo fertil. Agora q minha menstruação já foi . Sinto dor no bico do peito não pode nem encostar q doi e de vez enquanto ansia.. Será q e efeito do remedio ou gravidez?

    Olá, sim pode ser efeito do medicamento... mas como interrompeu na metade deixou de estar protegida e tem chances... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  4. ola bom dia deixei de tomar meu anticoncepcional no meio da cartela naquele mes menstruei logo depois e agora estou 3 meses sem menstruar mais todas r****** que tive com meu marido foi p***** mas sinto inchaço na barriga ja fiz exame deu negativo mais ate agora nada gostaria de voltar a tomar o anticoncepcional mais nao desce pra mim começar oque devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum atrasar depois de interromper... deve continuar se proteger, o seu ciclo vai voltar a ser como era antes de usar o contraceptivo... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.