Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page


Depois de mais umas perguntas recebidas resolvi escolher esta para falar nos efeitos e riscos que a mulher corre ao interromper o anticoncepcional...

Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Noutros posts já falamos nos riscos e efeitos adversos associados ao uso do anticoncepcional. Como todos os medicamentos o anticoncepcional pode ter alguns riscos, pode conferir neste post, e alguns efeitos adversos como:

Efeitos adversos da pílula muito frequentes - dores de cabeça e hemorragias intermenstruais
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Efeitos adversos da pílula frequentes - retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase.

Efeitos adversos da pílula pouco frequentes - aumento da tensão arterial, alterações dos níveis das gorduras no sangue, cólicas abdominais, distensão abdominal, alterações do apetite (aumento ou diminuição) manchas castanhas na pele e aumento ou queda de cabelo. 

Efeitos adversos da pílula raros - urticária, intolerância à glucose, diminuição dos níveis dos folatos, icterícia, agravamento das varizes e intolerância às lentes de contacto.
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Como viu a sua ocorrência varia um pouco, posso mesmo assegurar que apesar da possibilidade de efeitos adversos se dizer frequente, na realidade é uma possibilidade remota, pode aparecer numa mulher em cada 10 que usam ou seja em 10%, o que é um valor bem baixo.

Gosto sempre de deixar alguns alertas, devo alertar que temos mais chances de notar efeitos adversos quando esquecemos, variamos a hora de toma, iniciamos o anticoncepcional, nos primeiros meses de uso (3 a 4 meses) ou interrompemos... sim interrompemos...

Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Como o inicio de um anticoncepcional a interrupção também deve ser indicada pela nosso médico, ao interromper o nosso corpo deixa de estar protegido da gravidez, principal risco, pois deixa de ter os valores hormonais sintéticos artificiais elevados o que vai fazer com que deixe de estar protegido de uma gravidez indesejada e tenha que repor o seu ciclo natural (reposição hormonal).

A produção hormonal e reposição do ciclo natural pode demorar, variando de mulher ara mulher... o que sabemos é que a mulher que interrompe o anticoncepcional vai voltar a ter o ciclo menstrual como tinha antes... demorando mais tempo a repor se tem historia de ciclos menstruais irregulares.
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

No post Sintomas depois de deixar de tomar a pílula já tínhamos falado nos efeitos (sintomas) que podemos notar após interromper a pílula, que eram hemorragias intermenstruais, escapes, falta da menstruação, cólicas abdominais, alterações do humor, dor mamária e alterações na secreção vaginal... sim são estes os efeitos que temos mais riscos de notar após interromper a nossa cartela no meio.

Como pode conferir os efeitos depois de interromper são muito coincidentes com os efeitos adversos da pílula e com os sinais de gravidez (náuseas, vómitos, ardor de estômago, acidez, prisão de ventre, falta de menstruação, cansaço, sonolência, insónias, sensibilidade emocional, maior apetite, sede e vontade de urinar mais vezes ao dia que o normal.), sim... razão para que muitas mulheres me procurem com medo da gravidez, apesar de ser difícil conseguir logo engravidar a verdade é que ao interromper a sua cartela no meio deixa de estar protegida e tem riscos... espero ter ajudado, obrigado por continuar lendo os posts... 😊
Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Descubra alguns posts relacionados

Leave A Reply
  1. Ola, pode deixar seu comentário... mas não se esqueça de publicar anonimamente e omitir palavras como relação... e outras semelhantes... desta forma r*******, se*****, pres****** cami*******... obrigado, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  2. Obg sempre ando vendo suas materias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado... vou continuar a publicar para lhe ajudar... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Parei de tomar a pílula na metade.. Menstruei 2vezes nesse mês Tive r***** s**** no periodo fertil. Agora q minha menstruação já foi . Sinto dor no bico do peito não pode nem encostar q doi e de vez enquanto ansia.. Será q e efeito do remedio ou gravidez?

    Olá, sim pode ser efeito do medicamento... mas como interrompeu na metade deixou de estar protegida e tem chances... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  4. ola bom dia deixei de tomar meu anticoncepcional no meio da cartela naquele mes menstruei logo depois e agora estou 3 meses sem menstruar mais todas r****** que tive com meu marido foi p***** mas sinto inchaço na barriga ja fiz exame deu negativo mais ate agora nada gostaria de voltar a tomar o anticoncepcional mais nao desce pra mim começar oque devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum atrasar depois de interromper... deve continuar se proteger, o seu ciclo vai voltar a ser como era antes de usar o contraceptivo... ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar