Sangramento de nidação ou spotting?


Neste post vamos falar em dois temas muito procurados por gerarem muitas dúvidas e medos...

Será que todos os sangramentos que a mulher nota têm chances de ser um sangramento de nidação? Será que todo o sangramento é sinal de gravidez?
Sangramento de nidação ou spotting?

Num ciclo natural, ciclo regular, a mulher deve notar o seu sangramento/ menstruação no final/ inicio de cada ciclo, a menstruação marca o inicio do ciclo menstrual.

O sangramento menstrual vem mostrar à mulher que não está grávida, dura em média 3 a 4 dias e tem uma cor vermelha.

Nas mulheres irregulares a menstruação não desce todo o mês ocorrendo uma variação muito grande.
Sangramento de nidação ou spotting?

A menstruação com o uso da pílula (anticoncepcional)

A menstruação na mulher que usa a pílula ou outro anticoncepcional hormonal vai passar a ter a sua menstruação diferente podendo:
  • descer em menor quantidade
  • mais escura
  • menos dias de fluxo
  • estar ausente

E o spotting?

O spotting ou escape é uma perda menor e menos duradoira que o fluxo menstrual que habitualmente desce no meio do ciclo menstrual.

O surgimento do spotting é mais comum na mulher que usa anticoncepcional hormonal, sendo um dos efeitos secundários mais frequentes, descubra-os:
  • dores de cabeça e hemorragias intermenstruais, retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase

Como falei é um efeito secundário que pode resultar da acção hormonal ou seja mostra que o anticoncepcional está fazendo efeito e não que a mulher deixou de estar protegida... o spotting não é sinal que a pílula deixou de a proteger...

As causas mais comuns para o surgimento do spotting/ escapes são:


E o sangramento de nidação?

O sangramento de nidação é uma perda de sangue que ocorre quando o ovo se fixa no útero. Apesar de se falar muito na maioria das vezes não ocorre este sangramento, o sangramento de nidação é raro...
Sangramento de nidação ou spotting?

Sangramento de nidação ou spotting?

Como referi o sangramento de nidação é raro, logo se notar alguma perda o mais provável é ser um escape ou spotting, especialmente se usar a pílula ou outro anticoncepcional hormonal.

A mulher que usa a pílula anticoncepcional vai estar protegida da gravidez se a usar como é recomendado, sem atrasos maiores de 12 horas, sem esquecimentos, sem vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido ou uso de alguns medicamentos que interfiram (confira o post).

Logo se usa a pílula e nota sangramento deve mesmo ser um escape ou spotting, pois a acção da pílula anticoncepcional não vai permitir que ocorra ovulação (logo nidação) e que os espermatozoides encontrem o óvulo.
Sangramento de nidação ou spotting?

Se usa anticoncepcional vai estar protegida da gravidez, sem riscos de ter uma nidação!!!

Conclusão: sangramento de nidação ou spotting? Se nota um sangramento o mais provável é ser um spotting ou escape... um sangramento menor que o sangramento menstrual.

Descubra alguns posts relacionados