26 de maio de 2018

Sangramento de nidação ou spotting?


Neste post vamos falar em dois temas muito procurados por gerarem muitas dúvidas e medos...

Será que todos os sangramentos que a mulher nota têm chances de ser um sangramento de nidação? Será que todo o sangramento é sinal de gravidez?
Sangramento de nidação ou spotting?

Num ciclo natural, ciclo regular, a mulher deve notar o seu sangramento/ menstruação no final/ inicio de cada ciclo, a menstruação marca o inicio do ciclo menstrual.

O sangramento menstrual vem mostrar à mulher que não está grávida, dura em média 3 a 4 dias e tem uma cor vermelha.

Nas mulheres irregulares a menstruação não desce todo o mês ocorrendo uma variação muito grande.
Sangramento de nidação ou spotting?

A menstruação com o uso da pílula (anticoncepcional)

A menstruação na mulher que usa a pílula ou outro anticoncepcional hormonal vai passar a ter a sua menstruação diferente podendo:
  • descer em menor quantidade
  • mais escura
  • menos dias de fluxo
  • estar ausente

E o spotting?

O spotting ou escape é uma perda menor e menos duradoira que o fluxo menstrual que habitualmente desce no meio do ciclo menstrual.

O surgimento do spotting é mais comum na mulher que usa anticoncepcional hormonal, sendo um dos efeitos secundários mais frequentes, descubra-os:
  • dores de cabeça e hemorragias intermenstruais, retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase

Como falei é um efeito secundário que pode resultar da acção hormonal ou seja mostra que o anticoncepcional está fazendo efeito e não que a mulher deixou de estar protegida... o spotting não é sinal que a pílula deixou de a proteger...

As causas mais comuns para o surgimento do spotting/ escapes são:


E o sangramento de nidação?

O sangramento de nidação é uma perda de sangue que ocorre quando o ovo se fixa no útero. Apesar de se falar muito na maioria das vezes não ocorre este sangramento, o sangramento de nidação é raro...
Sangramento de nidação ou spotting?

Sangramento de nidação ou spotting?

Como referi o sangramento de nidação é raro, logo se notar alguma perda o mais provável é ser um escape ou spotting, especialmente se usar a pílula ou outro anticoncepcional hormonal.

A mulher que usa a pílula anticoncepcional vai estar protegida da gravidez se a usar como é recomendado, sem atrasos maiores de 12 horas, sem esquecimentos, sem vómitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma do comprimido ou uso de alguns medicamentos que interfiram (confira o post).

Logo se usa a pílula e nota sangramento deve mesmo ser um escape ou spotting, pois a acção da pílula anticoncepcional não vai permitir que ocorra ovulação (logo nidação) e que os espermatozoides encontrem o óvulo.
Sangramento de nidação ou spotting?

Se usa anticoncepcional vai estar protegida da gravidez, sem riscos de ter uma nidação!!!

Conclusão: sangramento de nidação ou spotting? Se nota um sangramento o mais provável é ser um spotting ou escape... um sangramento menor que o sangramento menstrual.

Descubra alguns posts relacionados

36 comentários:

  1. Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola... a nidaçao pode ser um pouco esbraquecida com um leve mt leve rosinha dentro?

      Eliminar
    2. Olá, corrimento branco tipo iogurte? Isso normalmente é corrimento associado a infecção, deve procurar seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá
    Posso tomar remédio para gripe tipo cimegripe junto com o anticoncepcional? Ou a eficácia do anticoncepcional fica comprometida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele não corta o efeito do anticoncepcional, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Oi
    Tenho uma dúvida, creme manipulado contendo ácido retinóico que faz a pela descamar interfere com o anticoncepcional ou eu posso usar sem medo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode suar, não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite,
    Tomo a pílula estinette há dois meses, estou no início da terceira cartela e tenho tido relações sem proteção. Pensei fazer um teste de gravidez só para tirar as dúvidas, mas não sei quando fazer. O que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se toma certinho está protegida, sem riscos, mas pode fazer para ficar mais tranquila, faça o teste com a primeira urina da manhã, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas em que altura do mês? A última relação que tive foi na segunda feira. Posso fazer na quinta por exemplo ou ainda é cedo?

      Eliminar
    3. Olá, sim é muito cedo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. O teste gravides com primeira urina e confiável apos 17 dias da única relação ?'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Dr, mas me doeim os bicos dos peitos . Na pausa do anti no mês da relação desceu menstruação. E no mês seguinte, na pausa também desceu. Não estou mesmo grávida ?
      Tinha tomado medicamentos que, interferiqm na pílula quando tive aquela relação.

      Eliminar
    3. Olá, pode fazer um teste para excluir... e continuar se protegendo... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Repeti o teste quando tinham passado 25 dias da relação Dr

      Eliminar
    5. Deu negativo. Posso ficar descansada ?

      Eliminar
  6. Dei uma pausa de nove dias ao invés de 7, depois disso voltei a tomar certo e sem esquecimentos, sempre no mesmo horário, tomei toda a cartela e no quarto dia de pausa tive relação, ainda corria perigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, já não... estava protegida, ao atrasar dessa forma voltou a estar protegida após o 7º comprimido da cartela, ando por aqui... mantenha... :)

      Eliminar
  7. Fiquei preocupada porque mesmo tendo sido no inicio na cartela e não tendo tido outras relações ao longo do mês, tive uma menstruação em maior quantidade e após estou tendo um corrimento marrom, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim a pílula pode causar escapes... que descem sob a forma de borra marrom... desde que tome certinho vai estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Conforme já havia mencionado acima, fiz a pausa de nove dias ao invés de sete, porem tomei todo o anticoncepcional e só tive relação apos acabar a cartela, quando estava no quarto dia de pausa. Porem no dia seguinte minha menstruação veio, ao completar os sete dias continuei a tomar o anticoncepcional , mas apos acabar menstruação ficou vindo um corrimento meio amarronzado, isso que me deixou preocupada, é normal?

      Eliminar
    3. Olá, pode acontecer, nota mau odor nesse corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. não tem cheiro forte e já parou, se parou tá tudo normal num é?

      Eliminar
  8. Ola boa tarde, estou com algumas duvidas, e queria saber o que fazer ate procurar um medico
    Eu fiz uma curetagem dia 29 de março, dia 30 sai do hospital com indicaçao medica ja tomando o previane, acabando a cartela, veio apenad um dia, e voltei a tomar no dia correto, porem, devido a correria e preocuaçoes que tive nesse periodo, acabei esquecendo de tomar por 5 dias o remedio e no quinto dia, acabou descendo uma sangue marrom que me fez lembrar do esquecimento e voltei a tomar normal o remedio, descartando os que eu esqueci... Porem tive relaçao, antes, durante e depois do esquecimento sem preservativo... Enfim meu remedio acabou dia 16 desse mes, e na semana da pausa veio uma manchinha marrom no pape somente e dois dias depois um muco aguado com uma leve cor rosada, achando que era a menstruaçao por vir, mais ate hj nao veio mais nada... Minha duvida é: Quais sao as chances de eu estar gravida?? E esses mucos de cor marrom e rosa é nidaçao ou pode ser descontrole hormonal pelo esquecimento?? Ou ainda nao regulou pelo aborto e curetagem que tive??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem chances, pois esqueceu e foram muitos dias... o corrimento pode ter resultado da acção da pílula ou mesmo dos esquecimentos... se proteja e faça um teste para excluir a gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Rantundil 90 Retard corta o efeito da Azalia?
    Obrigada pela atenção Senhor Doutor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta... mantenha a azalia certinha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá doutor, gostaria de tirar uma duvida. Estou no final da segunda cartela do Elani 28, e desde então tomo certinho como no maximo 3 horas de atraso. Mas no dia 21 esqueci por estresse diario esqueci de tomar, e tomei com 13 horas de atraso. Continuei a tomar a pilula durante a semana e dia 28 tive a relação, existe muitos riscos de gravidez?
    Obrigada, e ótimo post!!! Estava com duvidas sobre o escape

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe, pois já tinha feito 7 dias seguidos de anticoncepcional, portante estava novamente protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Olá Dr.
    Faço uso de anticoncepcional a tempos. Bom,eu falhei a cartela e "desceu" para mim no dia 04/05 (então, parei a cartela). No dia 14/05, tive relação sexual com preservativo. Este não aconteceu nada. Porem, dia 27/05 tive outra relação e esta a camisinha estourou. Fiz o uso da PDS 12h apos o coito. Dia 05/06 observei a presença de um corrimento marrom, cólicas, dores nos seios, mudanca de humor.
    Enfim, pode ser consequência da pilula ? Posso considerar o dia 05/06 como inicio de ciclo e começar uma nova cartela ?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas parou a pílula, certo? Se fizeram sem protecção têm riscos... deve iniciar.. ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Passei o mês de maio sem o anticoncepcional. Fiz o uso da PDS no dia 28/05 , 12h após a relação. Veio apenas uma sujeira no dia 05/06.
      Acredito que no dia 27 (relação q a camisinha estourou) eu não estava em meu período fértil, pois a última menstruação foi fia 03/05 (qndo parei a cartela do Elani faltando 2 comprimidos). Enfim rs, fiz o teste de farmácia e deu negativo, então iniciei uma nova cartela no dia 5 (dia que veio apenas uma sujeirinha). Fiz o certo em iniciar essa nova cartela mesmo que tenha vindo apenas essa sujeira?

      Eliminar
    3. Olá, sim fez, para ficar mais rapidamente protegida... deve manter certinho, como sua médica recomendou, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.

Carlos Edgar

O Carlos Edgar é reconhecido como uma das maiores referências profissionais na Internet na área da contracepção e anticoncepcionais. Autor, de alguns livros e alguns estudos na área da contracepção, com mais de 15 anos de experiência, e que ajuda anualmente mais de 20.000 mulheres com suas dúvidas. Frequenta todos os anos algumas formações para se manter actualizado e ajudar todas as leitoras. Para entrar em contacto com Carlos Edgar, visite a página de contacto. Para informações sobre o Carlos, clique aqui.