4 de julho de 2017

Sangramento enquanto toma a pílula



A pílula é um contraceptivo que as mulheres usam para prevenir a gravidez indesejada, como é bastante acessível à mulher e depende apenas de si para fazer efeito é dos contraceptivos que mais se usa no mundo. Claro que por ser um medicamento não está isento de riscos... os efeitos secundários podem surgir, como em todos os medicamentos, embora raros, podem ser um inconveniente na nossa vida cada vez mais ativa...


Como falei a pílula pode causar alguns efeitos secundários, não são sinais que o nosso corpo está desprotegido ou que a pílula deixou de fazer efeito, pelo contrário, provam que a pílula está atuando no corpo, recolhi alguns efeitos que podem surgir mesmo nas mulheres com alguns anos de uso de pílula (seu surgimento é pouco frequente), falo de efeitos como alterações do humor, dores de cabeça, dores de estômago, aumento e dor nos seios, acne, menstruações irregulares, spotting, alterações do peso, alterações do humor, depressão, candidíase, aumento do apetite, nervosismo, perturbações do sono, diminuição do interesse sexual, sensação de formigueiros, vertigens, batimentos irregulares do coração, tensão arterial elevada, enxaqueca, varizes, dores de garganta, náuseas, vómitos, diarreia, prisão de ventre, queda de cabelo, pele seca, dor no pescoço, cãibras, corrimento produção de leite, quistos do ovário, afrontamentos, ausência de períodos, corrimento vaginal, secura vaginal, esfregaço da citologia alterado, retenção de líquidos, sede excessiva, aumento da transpiração e perda de peso.
Sangramento enquanto toma a pílula

Como pode conferir o spotting ou chamados sangramento ou escapes estão descritos como efeito secundário possível... 

Sangramento enquanto toma pílula

Como falei os sangramentos podem mesmo surgir, o chamado spotting, que é um pouco diferente da menstruação, devendo descer em menor quantidade e mais escuro. Nestas situações deve manter sempre a pílula para continuar protegida.
Sangramento enquanto toma a pílula

Quando deve procurar seu médico?

Se seu sangramento não para, nota mau odor ou aumenta o fluxo deve procurar seu médico, pois o sangramento pode ter outras causas como infeções sexuais, inflamações pélvicas, medicamentos (antifungicos, pílula, anticoagulantes), ovários policisticos ou poliquisticos, uso de diu, miomas ou tumores do útero, pólipos útero, ansiedade, stresse, relações sexuais, abusos sexuais, gravidez extrauterina, gravidez (implantação do ovo), aborto, menopausa, alterações hormonais, endometriose e hipotireoidismo.

Depois de conferir as principais causas do spotting relembre que em 90% dos casos a pílula ou o contraceptivo hormonal é a causa e não se esqueça que deve sempre continuar tomando a pílula até falar com seu médico. Pode também partilhar e comentar este post... 😊
Sangramento enquanto toma a pílula

Descubra alguns posts relacionados

2 comentários:

  1. Boa tarde Dr! Meu nome é S**** gostaria que o sr me ajudasse, estava tomando a pílula diclin mas estava me fazendo mal ai tomei só 6 comprimidos e parei, e desde que comecei não menstruava 4 ciclos sem sangrar. Minha duvida é, meu geo passou a stezza pra mim tomar como devo iniciar sendo que n estou menstruando já posso iniciar a qualquer dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve iniciar menstruada, de preferência no 1° dia, siga as indicações de sua médica, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.