Usou a pílula do dia seguinte? Participe no meu novo estudo e me ajude a melhorar os posts... participe aqui...
Os métodos de contracepção de emergência são contraceptivos de recurso quando o nosso método contraceptivo habitual falha. Estão indicados quando temos uma relação de risco ou nosso método habitual falhou, por exemplo quando o preservativo rompe ou temos um esquecimento da pílula. Devem por isso ser usados como uma solução de recurso.
Os métodos de contracepção de emergência são contraceptivos de recurso quando o nosso método contraceptivo habitual falha. Estão indicados quando temos uma relação de risco ou nosso método habitual falhou, por exemplo quando o preservativo rompe ou temos um esquecimento da pílula. Devem por isso ser usados como uma solução de recurso.
Tipos de contraceptivos de emergência disponíveis
Atualmente a mulher tem ao seu dispor 3 tipos de contraceptivos de emergência, a pílula do dia seguinte com levonorgestrel 1.5 (também está disponível nesta dosagem mas em duas tomas - dois comprimidos), a pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal e o DIU - Dispositivo Intra Uterino.
A pílula do dia seguinte com levonorgestrel 1.5
A pílula do dia seguinte com levonorgestrel 1.5 deve ser usada até 72 horas depois da relação, ou seja 3 dias, sendo aconselhado ser tomada o mais cedo possível para aumentar sua eficácia.
A pílula do dia seguinte com acetato de ulipristal deve ser usada até 120 horas depois da relação, ou seja 5 dias.
O DIU pode ser usado como método contraceptivo de emergência se for colocado 5 dias após a relação de riscos ou nos 5 dias seguintes à data da ovulação, ao implantar o DIU no interior do útero, o médico garante que sua cavidade uterina vai ficar ocupada impedindo desta forma a implantação do ovo.
Nota: o método de Yuzpe foi usado durante muito tempo como método contraceptivo de emergência, neste método a mulher faz uma quantidade determinadas de comprimidos para evitar a gravidez. Como tem menor grau de eficácia e maiores riscos de efeitos secundários tem vindo a ser abandonado.
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5
A pílula levonorgestrel 1.5 é um contraceptivo de emergência que deve usar até 72 horas após a relação não protegida ou se o seu método contraceptivo habitual falhar. As indicações para o seu uso são:
- não utilização de contracepção durante as relações sexuais
- falha do contraceptivo
Antes de usar a levonorgestrel 1.5
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 impede que os seus ovários libertem óvulos, prevenindo que os espermatozoides consigam fecunda-los. Os estudos revelam que se estiver no período fertil ou mesmo já grávida a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 mg não a vai proteger.
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 só garante proteção das relações que ocorram antes da toma do comprimido, se tiver relações após a toma do comprimido tem riscos de gravidez.
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 está contra-indicada nas mulheres que são alérgicas ao levonorgestrel ou a outro excepiente do comprimido, nas mulheres que desconfiam ou que estão grávidas, se sofrem de doença de Crohn ou outra doença intestinal, de problemas graves de fígado, com antecedentes de gravidez ectópica, de salpingite (inflamação das trompas de Falópio) ou risco de ter contraído uma doença sexualmente transmissível.
A eficácia da pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 vai reduzindo com o tempo decorrido após a relação, por isso é importante tomar o mais próximo possível da relação, os ensaios clínicos demonstraram que a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 tem a seguinte eficácia:
- toma até às 24 horas, após a relação - eficácia de 95%
- toma entre as 24 e 48 horas, após a relação - eficácia de 85%
- toma entre as 48 e 72 horas, após a relação - eficácia de 58%
- toma depois das 72 horas (3 dias) - não é eficaz
A toma da pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 após as 48 horas, da relação desprotegida, tem uma eficácia mais reduzida, cerca de 58%.
Os estudos revelaram que a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 tem menor eficácia e não protege de uma gravidez se for usada no período fertil. Esta falta de eficácia deve-se ao aumento da LH, pois no período fertil há um pico da sua concentração e com o pico de LH a decorrer, a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 não é eficaz e não protege a mulher.
Os estudos revelam indícios de que a pilula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 pode ser menos eficaz em mulheres com índice de massa corporal (IMC) elevado, apesar destes indícios o uso da pilula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 é recomendado mesmo em mulheres obesas.
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 pode ser usada durante a amamentação, não tem riscos para o bebé.
Alguns medicamentos podem interferir com a eficácia da pilula do dia seguinte levonorgestrel 1.5, tais como barbitúricos e outros medicamentos para a epilepsia (primidona, fenitoína e carbamazepina), medicamentos para tratar a tuberculose (rifampicina e rifabutina), tratamentos para a infeção pelo VIH (ritonavir), medicamentos para infeções por fungos (griseofulvina), Erva de São João (Hypericum perforatum) e ciclosporina.
Sim pode, a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 é bem tolerada e a sua composição hormonal é das mais seguras (levonorgestrel).
Quais os riscos de fazer mais que uma pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 em dias seguidos
Ao usar mais que uma em pouco tempo tem maiores riscos de notar efeitos adversos, no entanto deve-se lembrar que é uma opção de segunda linha. Deve usar um anticoncepcional convencional, que tem maior eficácia.
Depois de usar a levonorgestrel 1.5
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 não tem que dar sinais para provar que funcionou, a melhor forma de garantir que ela funciona é tomá-la o mais cedo possível, de preferência logo após a relação de risco, para que a sua eficácia seja a maior possível (toma até às 24 horas, após a relação tem uma eficácia de 95%).
Após tomar a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 pode notar ou não efeitos adversos, os efeitos adversos podem surgir e não provam que a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 fez efeito, pois não surgem frequentemente.
Efeitos secundários muito frequentes de levonorgestrel 1.5: náuseas, hemorragias irregulares, cansaço, dores de cabeça e dor na região inferior do abdómen.
Efeitos secundários frequentes de levonorgestrel 1.5: vómitos, alterações na menstruação, seios doridos, tonturas e diarreia.
Efeitos secundários muito raros de levonorgestrel 1.5: urticária, prurido ou coceira e inchaço ou edema da face.
Se voltar a ter relações a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 protege-me?
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 que tomar não a vai proteger das relações posteriores, se voltar a ter relações após a toma da pílula tem riscos, deve nesse caso usar outra pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5.
E se tiver já grávida? vai trazer problemas para o meu bebé?
Se tomar a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 e estiver grávida não tem riscos, deve é informar seu médico. A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 não deve ser tomada se desconfiar que está grávida.
Posso ficar infértil?
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 não altera a fertilidade da mulher, as causas descritas para a infertilidade da mulher são:
- alterações ou malformações dos órgãos reprodutores
- ciclos menstruais irregulares
- alterações ou deficits hormonais
- ovários poliquisticos
- endometriose
- alterações na produção dos óvulos ou espermatozoides
- alterações dos cromossomas
- disfunção eréctil
- idade do casal
- pouca frequência das relações sexuais
- consumo de bebidas alcoólicas
- consumo de tabaco
- consumo e drogas e medicamentos
- obesidade (IMC >29)
- baixo peso (IMC <19)
- alimentação
- sequelas de doenças
- tumores
- história de aborto ou interrupção de gravidez (IVG)
- qualidade e quantidade do muco cervical
- miomas uterinos
- estresse
- ansiedade
- causas ambientais (exposição a químicos e radiações)
- causas desconhecidas
Não interfere, pode fazer os testes de gravidez sem receio, que não sofrem interferência.
A mulher que toma a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 se tiver um vómito nas 3 horas seguintes à toma deve tomar outra pílula, pois o efeito fica comprometido.
A mulher que toma a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 se tiver uma diarreia nas 3 horas seguintes à toma deve tomar outra pílula, pois o efeito fica comprometido.
A pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 pode levar a alterações na menstruação seguinte podendo ocorrerem atrasos ou pequenos adiamentos da menstruação, em relação à data habitual. Se tiver um atraso de mais de 5 dias deve fazer um teste de gravidez e falar com o seu médico. É comum a mulher notar sangramentos antes da menstruação (confira efeitos adversos).
Recentemente alguns estudos revelaram que na maioria das mulheres a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 não altera seu ciclo menstrual (menstruação).
Recentemente alguns estudos revelaram que na maioria das mulheres a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 não altera seu ciclo menstrual (menstruação).
Depois de usar a pílula do dia seguinte levonorgestrel 1.5 deve manter sempre o uso de seu anticoncepcional para repor a protecção mais rapidamente possível, normalmente precisamos de 7 dias de uso do nosso anticoncepcional hormonal para repor a protecção. Durante esses 7 dias deve usar preservativo ou evitar as relações (abstinência).
Fontes bibliográficas
Infarmed.pt
Contracepção.pt
Spdc.pt
Recomendações Contracepção Emergência SPC
Recomendações Europeias CE
Contracepção.pt
Spdc.pt
Recomendações Contracepção Emergência SPC
Recomendações Europeias CE



Olá boa noite!! estava a pesquisar sobre a minha pilula e sobre opiniões da mesma e acabei encontrando a sua página, fiquei a perceber que é ou era enfermeiro e que ajuda muitas pessoas por aqui, a esclarecer muitas das suas dúvidas.. fiquei impressionada, pois é raro haver quem tenha este tipo de trabalho diário e que requer também bastante conhecimento sobre o assunto, por isso decidi comentar e felicita-lo pelo seu excelente trabalho por aqui!
ResponderEliminarAcabei por esclarecer a minha própria dúvida num outro comentário de outra mulher, e realmente foi uma ajuda. Acho importante promover este tipo de ajuda, pois no que toca a sexualidade há muita gente que ainda tem tabus e se sente mais à vontade procurando ajuda neste tipo de páginas e plataformas online.
Mas bem, para além de querer felicitar o seu trabalho, o que me fez comentar foi por querer uma opinião também em relação à sua profissão, talvez me possa ajudar de certa forma!
Eu sempre tive o sonho de ser enfermeira, e vendo este seu trabalho me inspirou bastante. Sou brasileira mas vivo em portugal à muito tempo. O que acontece é que até hoje nunca consegui concretizar o meu sonho, trabalho na área da estética e sempre que penso que nada é impossível e que talvez me candidatando à faculdade poderia ainda realizar o meu sonho, logo acabo por perder a motivação e nunca vou em frente. Pois não tenho bases nas matérias necessárias para os exames e também não sei bem como funciona a entrada nas faculdades para pessoas com a minha idade, 27 anos.
Será possível uma pessoa ingressar nessa área sem nunca ter estudado ciências e matemática antes? é que sempre me disseram que não, e que por isso seria uma bobeira e perda de tempo tentar.
Sei que este comentário possa ser diferente de tudo o que era suposto, mas como é alguem da area e eu nao conheço ninguem a quem possa perguntar isto, achei que talvez podesse me aconselhar ou dizer se é completamente ridiculo aquilo que estou a dizer!!
Olá, sim é possível, em Portugal há um programa de acesso para pessoas maiores de 23 anos em que a pessoa tem uma preparação especifica para ter acesso, é só consultar as páginas de internet de uma escola de enfermagem da sua área de residência, não vai ser fácil mas o principal já tem consigo... a motivação... ando por aqui... :)
EliminarBoa noite, doutor. Gostaria de saber se eu, tomando o anticoncepcional corretamente, fico desprotegida de alguma forma por conta de o meu namorado estar fazendo um tratamento com um antibiótico que afeta a eficácia do meu anticoncepcional. Corro algum risco mesmo o tratamento sendo nele e não em mim? Obrigada.
ResponderEliminarOlá, não tem esse risco, se tomar sem falhas estão protegidos, pois o antibiótico vai actuar no corpo dele... ando por aqui... :)
EliminarOlá tomei a pílula do dia seguinte um dia antes do meu período fértil. Isso significa que ela não teve eficácia?
ResponderEliminarOlá, sim tem esse risco, pois ela tem menor eficácia nessa fase do ciclo menstrual... ando por aqui... :)
EliminarDoutor eu tive relação com meu namorado e usei a pilula doa dia seguinte, a que se toma em 2 comprimidos.No segundo dia tomei a pilula novamente. Mas depois nesse mesmo dia tive relação novamente. Devo tomar outra ou estou segura ?
ResponderEliminarOlá, sim deve, pois ela não protege das relações que temos a seguir, se proteja, ando por aqui... :)
EliminarTomei Hora H que contém levonorgestrel algumas horas após o ato s***** mas creio eu que estava no final do meu período fértil (aliás eu não sei o identificar muito bem) corro risco de estar gravida? Se tiver tomado no periodo fferti,pois eu uso um app pra me ajudar nos cálculomeo período fertil e o app marcou ovulação no dia 5 desse mês dia 8 que tive r***** ocorre algum risco?
ResponderEliminarOlá, se ovulou no dia 5 e teve relação no dia 8 a pílula protegeu, sua acção é mais limitada no inicio, bem antes da ovulação, se proteja, ando por aqui... :)
EliminarOla
ResponderEliminarTomei neodia levonorgestrel e minha bebê tá com três meses
Tem problema amamentar
Olá, não tem problema, pode usar durante a amamentação... ando por aqui, se proteja... :)
EliminarDoutor minha menstruação é desregulada, não menstruo a 03 meses, e já cheguei ao caso de ficar 01 ano sem menstruar. Ocorre que no último sábado perdir minha v**** com meu namorado sem c**** e ele e**** d***, só que no dia seguinte tomei a pilula do dia seguinte a de 1,5mg. Só que eu sou gordinha, peso 90kg, e eu andei lendo que a pílula não funciona em mulheres com sobrepeso. Corro risco de ficar grávida, Doutor???
ResponderEliminarOlá, não é verdade, os últimos estudos revelam que e eficaz, se proteja para não ter riscos... ando por aqui... :)
EliminarDoutor Bom dia , minha bebê tem 1 mês de Nascida, eu posso tomar a pílula levonorgestrel 1.5 , se eu estiver amamentando? .me ajude
ResponderEliminarOla, sim pode usar a pílula com levonorgestrel... ando por aqui... se proteja... :)
EliminarDoutor, eu quase fiz r**** s**** com meu n****, mas ele estava desprotegido, e quando dermos conta, ele tinha colocado só a cabeça. Meu p**** nao e**** d*** da v****. Por precaução tomei a pilula de levonorgestrel, mas estou a +/-2 dias de começar meu período fertil. Tenho grande risco de engravidar?
ResponderEliminarOla, como fez a pílula do dia seguinte (tem menor eficácia nessa fase do ciclo) e não consumaram a relação não me parece terem riscos... ando por aqui, se protejam... :)
EliminarBoa noite Dr tive rxxxxx com meu namorado dois dias antes do período fértil, precisamente da ovulação, mesmo ele não ter exxxxx dxxxxx, no dia tomei a pílula do dia seguinte. Mesmo assim tem perigo de engravidar?
ResponderEliminarOlá, sim tem alguns riscos, pois nessa fase do ciclo tem menor eficácia, ando por aqui... 😃
EliminarBoa tarde, tive r**** com meu namorado, um dia da ovulação, e no dia seguinte tomei a pílula diad, corre o risco de engravidar?
ResponderEliminarOlá, sim pode ter mais riscos, é que as pílulas do dia seguinte com levonorgestrel têm menor eficácia nessa fase do ciclo... ando por aqui... :)
EliminarOlá, o efeito dessa pílula pode durar depois da menstruação? Minha namorada está sentindo algumas dores, corrimento marrom e peito meio inchado, mas ela tomou a pílula por volta do dia 15 de setembro e já menstruou. Pode ter causado algum problema nela? Obs: os colaterais vieram muito fortes nela mês passado, como vômitos, corrimentos em grandes quantidades, dores fortes e outros.
ResponderEliminarOlá, pode ter o ciclo desregulado e notar alguns efeitos... o corrimento tem mau odor? Ando por aqui... :)
EliminarNão tem mau odor não. Mas ela disse que está saindo esse borrado marrom mais o corrimento normal. Oque pode ser?
ResponderEliminarOlá, me parece efeito do ciclo desregulado... façam um teste de gravidez para excluir... ando por aqui... :)
EliminarTive r**** sem c***** e tomei dose unica desse remedio em menos de 24h. Mesmo assim engravidei, o bebê pode ter alguma complicação? E eu tenho algum risco?
ResponderEliminarOlá, não tem riscos... a pílula do dia seguinte não é tão eficaz como os anticoncepcionais... ando por aqui... :)
EliminarOla. Tive r***** sem c**** e tomei esse remédio de dose única em menos de 24 horas. Mesmo assim engravidei, o bebê pode ter algum prejuízo físico ou mental? Posso ter algum problema na gravidez por ter tomado essa pilula?
ResponderEliminarOlá, não tem riscos parta ele, faça consulta para vigiar sua gravidez, ando por aqui... :)
EliminarFiz r***** d****** mais tomei a pílula do dia seguinte assim que terminamos , corro o risco de engravidar?
ResponderEliminarOla, como fizeram a pílula do dia seguinte evitaram grandes riscos, devem usar anticoncepcional que é mais eficaz, ando por aqui... :)
EliminarTive uma r**** s**** com meu namorado e tomei a pílula do dia seguinte em dose única de 1,5Mg 6 horas após o relacionamento, estou protegida? Tomei pois notei um corrimento marrom escuro sem odor saindo de minhas partes í*****, o que pode ser isso?
ResponderEliminarOla, como fizeram a pílula do dia seguinte evitaram grandes riscos... devem usar anticoncepcional que é mais eficaz, ando por aqui... :)
EliminarBoa noite tive r***** no meu primeiro dia fertil sem proteção depois de 8 horas tomei a primeira pílula do dia seguinte as 23:30 e no outro dia as 11:30 da manhã corro risco de engravidar? Tomei Diad. Me ajuda tô desesperada !! Porque eu tomo o anticoncepcional Tamisa30 só que esse mês de novembro não tomei a cartela é tive r***** com meu esposo. E tomei a pílula vai ter eficácia?
ResponderEliminarOla, ao tomar a pílula diad evitou riscos, no período fertil é menos eficaz, mas como parou o anticoncepcional nao é garantido que esta no período fertil, pois após interromper o corpo pode demorar a repor o ciclo natural, ando por aqui... :)
EliminarOlá,boa noite!
ResponderEliminarQueria tirar uma dúvida, tive r***** com o meu namorado no dia 01/12, e ele acabou g***** d*****(e eu acabei esquecendo de tomar a pílula do dia seguinte logo dps da r*****).e no dia 4/12 tivemos r***** de novo e ele g**** d**** (novamente) e eu só tomei a pílula do dia seguinte(5/12) 4 dias após a primeira e***** dele d*** de m****,(q foi no dia 1/12). Gostaria de saber se essa pílula que eu tomei me protegeu mesmo eu tomando 4 dias após a primeira e r*****?!
Ola, nao protegeu, 4 dias depois era já muito tempo, tem chances... se protejam com anticoncepcional para evitar riscos, ando por aqui... :)
EliminarBom dia, menstruei dia 24 de novembro, tive uma r***** com meu namorado dia 28, com p******, porem sem e*******... sou medrosa e por isso tomei a pílula do dia seguinte no dia 29 antes de 24horas... porém 11 dias depois tive um sangramento vermelho vivo e depois ficou só a borra marrom por 2 dias, os cálculos do sangramento davam com os 14 dias antes da ovulação... mas comecei a sentir dores na barriga, sensação de queimação, peitos inchados e doloridos e surgimento de espinhas... não sei se é efeito da pilula por ter muitos hormônios...
ResponderEliminarOla, sim me parece efeito da pílula que usou... deve aguardar pela sua menstruação e se proteger para evitar riscos... ando por aqui... :)
Olá doutor,tive r**** com minha n**** no último dia de menstruação Dela,porém fiz o c***** interropido,e após 6 horas ela tomou o remédio dose única 1,5mg,ocorre risco Dela está grávida?
ResponderEliminarOla, como fizeram a pílula do dia seguinte se protegeram, deve preferir o uso de anticoncepcional para evitar riscos... ando por aqui... :)
Olá doutor;tive r***** no quarto dia de menstruação; tomei o levonorgestrel em menos de doze horas;a menstruacao continuou mais sete dias e parou;vinte dias depois to sentindo colica mas ainda não é a hora da menstruacao descer;ainda falta uma semana;posso tá grávida??
ResponderEliminarOla, como fez a pílula do dia seguinte nao deve estar... pode estar com seu ciclo desregulado, deve se proteger... pode fazer um teste para excluir... ando por aqui... :)
Boa noite, tive r***** com o meu n****** dois dias antes do meu ciclo recomeçar, no entanto, tomei levonorgestrel no dia seguinte. Senti alguns sintomas e agora após cinco dias houve um sangramento escuro, seria menstruação? É normal?
ResponderEliminarOla, sim pode ser, como fez a pílula do dia seguinte evitou riscos, deve se proteger com anticoncepcional, ando por aqui... :)
Olá tudo bem?...
ResponderEliminarEntão eu tive r***** agora dia 22/12/2017 e ouve e******
Não estou usando anticoncepcionais e nem nenhuma preventivo. Tomei a pílula do dia seguinte dia 23/12/2017 entre 11:00 a 13:00
E esqueci de toma o segundo comprido fui toma 24hs depois... hoje fui consulta meu período fértil e acabei descobrindo que no dia 22/12/2017 foi o meu primeiro dia fértil e logo depois to dia 22/12/2017 tive r****** sem****
Queria saber qual é a chance de eu está grávida?
Não desceu até agora não estou atrasada,mas sinto enjoos e dores na mama
Olá, sim tem chances, pois não se protegeu... deve aguardar pela sua menstruação... se atrasar ou notar outro sintoma de gravidez deve fazer um teste... ando por aqui... :)
Boa noite... minha última menstruação foi dia 27/12 e dia 15/01 tive r**** d*****... tomei a pirula do dia seguinte... mas até agora minha menstruação não veio,posso está grávida? Tenho dúvida qual período é o fértil?
ResponderEliminarOlá, ao usar a pílula do dia seguinte evitou riscos, mas se tomar no período fértil, sua protecção pode ser menor... por estar com atraso deve fazer um teste de gravidez para excluir... ando por aqui... :)
Tomei pílula do dia seguinte, depois de duas semanas mestruei. Veio antecipada. Desregulou? Ou posso estar grávida
ResponderEliminarOlá, sim pode ter desregulado... como menstruou não deve estar... deve aguardar... queria lhe pedir para participar no estudo sobre uso da pílula do dia seguinte, tem a ligação no topo do post... obrigado por me ajudar... :)
EliminarOlá Dr. Tive r****** dia 13 a tarde e tomei o medicamento só dia 15 a tarde, não sabia q estava na janela de fertilidade (bem no meio dela) E não sabia q o remédio não funciona nessa janela tenho muitas chances de engravidar pq demorei pra tomar o remédio?
ResponderEliminarOlá, dessa forma, pela janela e ter tomado dois dias depois ela protege menos... ando por aqui... :)
Boa tarde, tive r***** s****** e não me previni não tomo anticoncepcional tomei pirula do dia seguinte 1.5mg mais ainda fiquei com medo no dia seguinte tomei mais uma tem algum risco?
ResponderEliminarOla, ao usar a pílula do dia seguinte evitou riscos, embora deve pensar em usar anticoncepcional que confere maior protecção, ando por aqui... :)
EliminarOlá doutor, faço o uso do desogestrel, porém por conta de atrasos fiz o uso da pílula do dia seguinte, gostaria de saber se devo permanecer com o desogestrel e caso sim, quantos dias para retornar a proteção? Ele é realmente seguro para quem não está amamentando? Desde já muito obrigada!
ResponderEliminarOlá, sim deve manter o desogestrel e se proteger nos 7 dias seguintes, ou seja precisa de 7 dias seguidos de desogestrel para voltar a estar protegida... sim é seguro... ando por aqui... :)
EliminarBom dia Dr.
ResponderEliminarEntão eu e meu namorado fizemos s*** e ele acabou e******* d*****,no outro eu tomei a pilula do dia D,dois dias depois realizamos os mesmos atos e eu n tomei nenhum remedio.semanas depois foi meu periodo fertil e acabamos fazendo s*** um dia apos minha ovulação e desde então esta acontecendo um sangramento leve que só se nota no papel ou quando fazemos s***,minha M esta atrasada.Isso é por causa da pilula do dia D ? O que será que esta acontecendo? Posso estar gravida?
Olá, se tiveram relação e não se protegeram têm riscos... ando por aqui... :)
EliminarDr. Boa tarde!
ResponderEliminarUso anticoncepcional há uma semana que é o recomendado, mais mesmo assim tive medo e usei pds, ja estou protegida ou ainda corro o risco ??
Olá, sim está... mantenha certinho para continuar protegida, ando por aqui... :)
EliminarDoutor minha namorada tomou a os dia 2 e ela menstruou depois de 7 dias depois disso ela vem sentindo o seios enchado mais não dolorido barriga enchado e com uma linha meia verde nos seios o que pode ser ? Já hoje ela amanheceu com o seios menos inchado que o outro
ResponderEliminarOlá, os seios podem estar inchados pelo uso da pílula, como menstruou não deve estar grávida... devem se proteger, ando por aqui... :)
Eliminar