Avançar para o conteúdo principal

As 10 pílulas mais vendidas/ usadas em Portugal em 2017


Por Carlos Edgar - contacto

Como vem sendo hábito estou sempre tentando trazer as ultimas novidades sobre anticoncepcionais, desta vez vamos falar sobre as pílulas mais vendidas em Portugal. A realidade portuguesa é um pouco diferente do Brasil e outros países de expressão portuguesa, mas achei que iria ajudar falar um pouco desta lista, por isso resolvi apurar quais eram as 10 pílulas hormonais mais vendidas em Portugal, confira o inphographic...

Em cada pílula vou falar sobre sua composição, dosagem e posologia, pode no final de cada paragrafo encontrar alguns posts sobre a pílula em questão.. 

Descubra então as 10 pílulas mais usadas em Portugal
As 10 pílulas mais vendidas em Portugal em 2017

1° lugar - Minigeste®

A pílula minigeste® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e gestodeno, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,02 mg e gestodeno 0,075 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.

Alguns posts relacionados com a minigeste®

2° lugar - Yasmin®

A pílula yasmin® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e drospirenona, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,02 mg e drospirenona 3 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.

Descubra alguns posts relacionados com a yasmin®

3° lugar - Cerazette®

A pílula cerazette® é um contraceptivo progestagénico indicado para as mulheres que não podem usar pílulas combinadas, com estrogénios, a posologia de cada comprimido da pílula cerazette® é 75mcg desogestrel. A posologia recomendada é um comprimido por dia, sem pausa entre as carteiras. A mulher que usa a pílula cerazette® pode não menstruar regularmente.
Cerazette®

Descubra alguns posts relacionados com cerazette®

4° lugar - Mercilon®

A pílula mercilon® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e desogestrel, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,02 mg e desogestrel 0,15 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.

Alguns posts relacionados com a mercilon®

5° lugar - Aranka®

A pílula aranka® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e drospirenona, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,02 mg e drospirenona 3 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.
Aranka®

Descubra alguns posts relacionados com a aranka®

6° lugar - Gynera®

A pílula gynera® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e gestodeno, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,03 mg e gestodeno 0,075 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.

Alguns posts relacionados com a gynera®

7° lugar - Arankelle®

A pílula arankelle® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e drospirenona, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,02 mg e drospirenona 2 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 24 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 4 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 5° dia deve iniciar nova carteira.
Arankelle®

Descubra alguns posts relacionados com a arankelle®

8° lugar - Etinilestradiol + Gestodeno Generis® 0,020 mg + 0,075 mg

A pílula etinilestradiol + gestodeno generis® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e gestodeno, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,02 mg e gestodeno 0,075 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.

Alguns posts relacionados com a etinilestradiol + gestodeno generis®

9° lugar - Denille®

A pílula denille® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e dienogest, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,03 mg e dienogest 2 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.

Alguns posts relacionados com a denille®



10° lugar - Estinette®

A pílula estinette® é um contraceptivo hormonal combinado com dois tipos de hormonas, etinilestradiol e gestodeno, na seguinte dosagem etinilestradiol 0,02 mg e gestodeno 0,075 mg, a posologia recomendada é tomar um comprimido por dia, durante 21 dias, sensivelmente à mesma hora, após os quais deve fazer uma pausa de 7 dias. Durante a pausa vai menstruar e no 8° dia deve iniciar nova carteira.

Alguns posts relacionados com a estinette®

Descubra alguns posts relacionados

Comentários

  1. Bom dia
    Meu nome é C***** e peço desculpas pelo incômodo mas tem algo me tirando o sono e se possível gostaria de sua ajuda.

    Eu comecei a tomar diva pela primeira vez no 4º dia de menstruação desde então tomo certinho e no 13º comprimido tive r**** e teve e**** dentro agora estou muito preocupada. Qual a chance de gravidez?

    Aguardo ansiosa. Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem, ao iniciar no 4° dia de sua menstruação, após 7 dias de tratamento estava protegida, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Boa noite Dr.Carlos Edgar , eu tomo a minigeste desde de sempre , mas mudaram para a gynera, eu ainda não comecei a tomar mas gostava de saber como funciona , porque eu tenho relações sem preservativo e fico assustada...o que faço ?

      Eliminar
    3. Ola, basta iniciar como lhe sugeriram... confie, ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa noite, tomo o Dalyne há 3 anos 5 meses e gostaria de saber de posso trocar e por qual posso trocar. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim, mas aconselho falar com sua médica, para ela avaliar... é melhor, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. A arankelle é sempre de 24+4? Estou a tomar arankelle mas é de 21 comprimidos ativos e 7 dias de pausa? Há alguma interferência devido a esta diferença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em ambas as situações vai estar protegida... são eficazes... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá! Comecei a tomar a yasmin. Ainda vou na primeira caixa, tive apenas algum spotting até agora como efeito secundario... de resto estou a dar-me muito bem. Não sei se efeitos adversos irão surgir. Receitaram-me esta pilula por prevenir a gravidez e ajudar a equilibrar a oleosidade da pele. Estou um pouco preocupada com o risco de trombose ou outro acidente... devo confiar no que me foi receitado ou devo trocar? Como sei se devo trocar? Sendo eu saudavel com tensões arterias normais e não fumadora e sem excesso de peso devo estar preocupada? O que posso fazer para evitar algum acidente? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve confiar, o risco que se fala é baixo e não é motivo para abandonar, o nosso médico ao indicar fez uma avaliação que lhe deu segurança que não tinha contra-indicações para usar, mantenha certinho e mantenha esses bons hábitos, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Ola boa noite .
    Quero começar a tomar a pilula mas nao sei qual tomar , tenho 16 anos e ainda tenho vergonha de falar disso com minha mae . Qual me aconselha ? E sabe-,me dizer o preço dela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar os serviços de saúde... não sei se mora em Portugal, mas é possível com 16 anos ser "maior" e pedir num Centro de Saúde, sem os pais saberem... a lei confere direitos a partir dos 16 anos... mas convinha falar abertamente com a mãe... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá boa tarde durante anos tomei Diane 35 foi aconcelhado a trocar então já tomei várias Cesare te gynera Yaz e minigest todas dadas pela minha médica mas o que acontece é que com nenhuma destas tenho uma menstruação regulada ou seja mesmo durante a toma tenho menstruação e as vezes por semanas seguidas... O que me recomenda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, mas usou muitos meses as pílulas que referiu, é que pode demorar até 4 meses para o corpo se adaptar... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Yaz usei 3 meses com ausência total da menstruação e a gynera tomei 6 meses sempre com irregularidades. As outras 1/2 meses.

      Eliminar
    3. Ok, usar 1 a 2 meses não é tempo suficiente... não é grave não menstruar, é um efeito comum das pílulas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Tenho uma questao
    Antigamente tomava a minigeste mas fazia muitas infeções e alteraram-me para a daylette, ja nao faço infeções e o fluxo diminuiu mas a duração da menstruacao alterou bastante e começou a durar 9 dias o que é bastante incomodativo, estou a pensar em voltar a alterar para outra em que o fluxo diminua, há alguma adequada para tal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, mas está usando à muito tempo? Todos os meses tem essa duração? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim, ha um ano e meio que a uso, ainda pensei que fosse normal mas esta duração é bastante incomodativa. Costuma durar entre 9/10 dias, nunca menos

      Eliminar
    3. Ok, é melhor conferir com seu médico... mantenha até falar com ele, ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa noite.
    O meu nome é Érica e tenho 23 anos.
    Eu tomava a "Etinilestradiol + gestodeno generes 0,020mg + 0,075mg" e tinha crises gigantescas de enxaqueca. Deixei de tomar o ano passado e a minha ginecologista aconselhou-me a colocar o DIU, sem fazer quaisquer exames, apenas ecografia e sem procurar outra solução, mas não me dei bem pois acabei por ter uma infecção no utero, e provavelmente o meu organismo rejeitou o aparelho. Mas gostava de voltar à pílula, pois era muito mais fácil e ainda ajudava na minha perda e controlo de peso.
    Como ainda falta algum tempo para a minha próxima consulta gostava de ter alguma ideia de possibilidade de voltar a tomar a pílula.
    Existe alguma pílula que seja aconselhável a quem sofra de enxaqueca?
    Grata pela a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sua médica sugeriu o DIU por causa das enxaquecas? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Bom dia.

    Eu quando fui á consulta de ginecologia, expliquei a minha situação e perguntei com era a solução. Perguntei se o DIU era aconselhado para mim porque já me tinham falado nisso. Ela nem pensou duas vezes e mandou-me colocar o DIU.

    Mas a minha médica de familia, acha que foi um erro ter colocado logo o DIU sem investigar outras hipóteses visto que ainda sou muito nova, e que provavelmente o meu organismo não aceita o DIU talvez por ser de cobre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, provavelmente foi pelas enxaquecas que nem hesitou... fale com sua médica, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, boa noite
    No Brasil eu tomava Microvlar e agora vim para Portugal não sei qual anticoncepcional a tomar, pode me ajuda ou devo ir logo no médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode usar o microginon que é igual... boa sorte, nesta nova aventura... :) bem vinda... ando por aqui... :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Este artigo reflete informação educativa e opinião pessoal, não substituindo aconselhamento médico, nutricional ou profissional de saúde.

🔒 Privacidade:
Evite partilhar nos comentários dados pessoais ou situações íntimas — a sua privacidade é importante.

👉 Descubra os suplementos Soldiers Nutrition e ajude a manter este projeto independente.

Obrigado pela confiança 💙

Posts Mais Lidos

Nomes das pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas

Neste post dividi as pílulas que estão neste momento a ser comercializadas em Portugal por grupos, por composição e dosagem. Para cada grupo coloquei a pílula de marca, a que tem o primeiro registo no Infarmed e à frente as genéricas. Espero ajudar... Marcas de pílulas portuguesas - pílulas de marca vrs genéricas Pílulas hormonais combinadas Pílulas triciclicas triquilar , tri-gynera , trinordiol e tri-minulet   (sem genérico) Pílulas com drospirenona Composição etinilestradiol 0,03 mg + drospirenona 3 mg yasmin - aranka , drosure , drosianne , drospirenona + etinilestradiol aurovitas, drospirenona + etinilestradiol mylan e drospirenona + etinilestradiol generis, drosurall e sidreta . Composição etinilestradiol 0,02 mg + drospirenona 3 mg yaz - betroa , daylette , dioz , drosdiol , droseffik e drospirenona + etinilestradiol generis. yasminelle - arankelle , drosianelle e sidretella . Pílulas com desogestrel ...

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg)

Sibilla® (dienogest 2 mg + etinilestradiol 0,030 mg) A pilula sibilla® é um anticoncecional hormonal combinado que tem na sua composição hormonas estrogénicas (etinilestradiol) e progestagénicas (dienogest). A pilula sibilla® tem como função a prevenção da gravidez através da ação das suas hormonas levando o corpo a impedir a libertação do óvulo todos os meses, torna o muco cervical mais espesso e impedem a instalação do ovo no interior do útero. Composição de sibilla® A pilula sibilla® tem a seguinte composição:  dienogest 2 mg e etinilestradiol 0,030 mg. Núcleo do comprimido: lactose mono-hidratada, amido de milho, talco, hipromelose tipo 2910, polacrilina potassica e estearato de magnésio. Revestimento do comprimido: álcool polivinilico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350 e talco. Como tomar a pilula sibilla® A pilula sibilla® deve ser tomada todos os dias, à mesma hora durante 21 comprimidos, seguindo-se uma pausa de 7 dias, durante a semana d...

Porque os Meus Avós Estão a Tomar Creatina? Benefícios Reais da Creatina na Saúde

Descubra a Creatina Soldiers e apoie o Blog Sim é verdade, no fim de semana descobri que os meus avós estão tomando creatina, estão usando suplementos de creatina porque nas tele vendas falaram que era o ultimo grito para melhorar a memória, força muscular e apoiar seu envelhecimento. Da força muscular à memória : como um suplemento simples pode apoiar um envelhecimento mais saudável, foi o que fui pesquisar... vejam o que apurei... Introdução – O Problema Silencioso do Envelhecimento Ativo Quando se fala em creatina, muitas pessoas pensam imediatamente em ginásios, culturismo ou atletas profissionais. Por isso, causa estranheza quando alguém diz:           - “A minha avó começou a tomar creatina.” A reação é quase sempre a mesma: surpresa, desconfiança e até algum receio. No entanto, o envelhecimento traz desafios reais e progressivos: perda de força muscular; fadiga mais frequente; maior risco de quedas; recuperação mais lenta; declínio cognitivo gradual...

Magnésio Glicinato: O Guia Completo para Vencer a Ansiedade e a Insónia

Pois é as pergunta para o meu email continuam chegando, sabia que há muitos tipos de magnésio? Me diga Carlos o que devo tomar? Para a Ansiedade ? No mercado fomos inundados por diferentes tipos de magnésio, como: glicinato citrato óxido dimalato treonato Como viu há muitas variedade, cada um com sua apresentação e com suas indicações, no quadro em baixo irei fazer um resumo e brevemente, no blog, publicarei mais posts... :) v amos falar no primeiro - magnésio glicinato Magnésio Glicinato: O Segredo da Calma e do Sono Profundo que o seu Corpo Pede Sente-se constantemente cansado, com dificuldade em relaxar ao final do dia ou a lutar contra uma ansiedade que parece não ter fim? Se a resposta for sim, talvez o problema não esteja na sua rotina, mas sim num mineral essencial que o seu corpo pode estar a negligenciar: o magnésio . O magnésio é um dos minerais mais cruciais para a nossa saúde, participando em mais de 300 reações bioquímicas no organismo. No entanto, a deficiência é comum...

Ômega 3: Os Melhores Peixes para Proteger o Coração e o Cérebro

  Sabia que pequenos hábitos alimentares podem proteger o coração, o cérebro e o bem-estar emocional? Introdução – O problema silencioso da alimentação moderna Vivemos numa era em que a alimentação é rápida, prática… e na maioria das vezes pobre em nutrientes essenciais. O stress, a ansiedade, a inflamação crónica e as doenças cardiovasculares tornaram-se comuns, não por falta de medicamentos, mas muitas vezes por desequilíbrios alimentares prolongados. Um dos nutrientes mais negligenciados é o ômega 3 . Apesar de amplamente estudado e recomendado, continua ausente da alimentação de muitas pessoas. A boa notícia? A solução é simples, natural e acessível: incluir peixe rico em ômega 3 na alimentação semanal. Neste post explico, de forma clara e prática, porque o ômega 3 é essencial, quais os peixes que mais o fornecem e como os integrar no dia a dia, com receitas simples e saudáveis. O que é o ômega 3 e porque é essencial para o organismo O ômega 3 é um tipo de gordura saudável ...